33.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

Vídeo: Omar Aziz rebate Rodrigo Pacheco por cobrar retratação de Lula: “Me tipifique o que é matar 30 mil inocentes”

O senador do Amazonas é filho de pai palestino e questionou a falta de discussões no Congresso Nacional em situações diplomáticas anteriores

Por

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o conflito entre Israel e Hamas continuam rendendo no cenário político. Desta vez, as discussões foram para o Senado Federal, nessa segunda-feira (20), em um diálogo protagonizado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), e o senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD).

Na sessão plenária, Pacheco afirmou que Lula deveria se retratar por ter comparado o conflito na Faixa de Gaza com o Holocausto aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. “Ainda que a reação perpetrada pelo governo de Israel venha a ser considerada indiscriminada e desproporcional, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo”, disse Pacheco.

Após o pronunciamento do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, Omar Aziz pediu a palavra para questionar os parlamentares sobre a morte de civis na Faixa de Gaza. O senador do Amazonas é filho de pai palestino que veio para o Brasil em 1957 ao fugir da Nakba, conflito entre palestinos e israelenses no Oriente Médio que deu início à criação do Estado de Israel.
“Vossa excelência [Rodrigo Pacheco] poderia me tipificar o que está acontecendo lá [na Faixa de Gaza], com a morte de 10 mil crianças e mulheres, e até agora, quantos terroristas do Hamas foram mortos ou presos pelo Estado de Israel?”, questionou Aziz. “Me tipifique o que é matar 30 mil inocentes (em Gaza) e quantos terroristas foram mortos com esses ataques? Tiraram 1 milhão de palestinos (de Gaza), dizendo ‘vocês saiam daqui, vão pro gueto’. Me tipifique o que é isso”, questionou.

Aziz ainda enfatizou que Lula não criticou o povo judeu, mas sim os ataques promovidos pelo governo de Benjamin Netanyahu. “Não confunda o povo judeu com esse governo de direita, sionista, de Israel. Ao povo judeu, todo o nosso respeito e toda a nossa solidariedade com o que aconteceu”, afirmou o senador.

O senador ainda questionou a falta de discussões no Congresso Nacional em situações diplomáticas e citou um episódio em que o ex-presidente Jair Bolsonaro posou com a a deputada Beatriz von Storch, da ultradireita alemã, em 2021.

“Não tem que se comparar, realmente, com o Holocausto, é impossível. O presidente Lula nunca abraçou deputada nazista neta de ministro. E a direita quietinha”, disse.

Leia mais: Polêmica de Lula sobre Gaza repercute na CMM e vereadores aprovam moção de repúdio

___

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -