A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) resolveu homenagear o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com o título de Cidadão Honorário de Rondônia, apesar de ele nunca ter ido ao Estado. A homenagem foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (16).
O projeto aprovado pelos parlamentares é de autoria do deputado estadual Lucas Torres (PP), protocolado no dia 10 de outubro. Para conceder a honraria, ele justificou que Netanyahu “destacou-se como líder” e desempenhou um papel fundamental no fortalecimento de laços entre Brasil e Israel.
Além disso, o deputado ainda afirmou que a “liderança inspiradora e dedicada” do premiê alcança também o estado de Rondônia, além de ser um “amigo da comunidade evangélica brasileira” e comprometido com “desafios transcendentais às fronteiras nacionais”.
Netanyahu lidera Israel em um dos momentos mais difíceis da política nacional com o conflito com o grupo Hamas, iniciado no último dia 7. São milhares de mortes nos territórios palestino e israelense, no conflito mais sangrento desde a fundação do Estado de Israel.
De acordo com a assessoria do deputado Lucas Torres, o parlamentar foi convidado a compor a Frente Parlamentar Brasil – Israel, criada pela bancada federal em Brasília. Uma viagem da comitiva está prevista para Israel, mesmo diante da guerra. O pronunciamento aponta que o projeto de honraria foi debatido e redigido antes do conflito entre Israel e Hamas, mas “infelizmente” o protocolo do documento só ocorreu no dia 9 de outubro.
*Com informações do G1
Leia mais: Em visita a Israel, Biden deixará claro que país tem direito de se defender
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.