Mesmo em estado de alerta devido à estiagem, o município de Manacapuru pretende pagar R$ 490 mil por um show do cantor Zé Vaqueiro, marcado para acontecer na próxima semana, dia 14 de outubro. A informação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios.
De acordo com a publicação, o cantor Zé Vaqueiro deve se apresentar na I Feira Agropecuária de Manacapuru (Expomanacá 2023). Conforme consta no documento, o contrato foi firmado entre o cantor e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), no último dia 22 de setembro.
No início do mês de setembro, o prefeito de Manacapuru Beto D’Ângelo decretou calamidade pública no município por conta dos recorrentes incêndios florestais. Segundo o decreto, a fumaça prejudicava as aulas da rede pública de ensino, além de invadir plantações, bem como prejudicar o tráfego nas rodovias e a navegação nos rios.
Vale pontuar que o documento publicado no Diário Oficial foi assinado pelo próprio prefeito de Manacapuru, dias após o decreto de calamidade pública no município.
O Portal O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Manacapuru para questionar o motivo da contratação do artista nacional, em meio à preocupação da severa estiagem que atinge a Região Norte. Mas, até a publicação desta matéria, não houve retorno.
Estiagem
O município de Manacapuru faz parte dos 34 municípios que estão em situação de alerta por conta da seca nos rios do Amazonas, conforme os dados divulgados pelo boletim do Governo do Estado.
Na última terça-feira (3), o número de cidades que estão em situação de emergência por conta da estiagem subiu para 24. Apenas 2 cidades do interior estão em normalidade, e outras 2 em atenção.
Até o momento, 50 mil famílias estão sendo afetadas diretamente pela estiagem, o que representa 200 mil pessoas, de acordo com o Governo.
Leia mais: Construção de apenas uma escola custará R$ 2,8 milhões aos cofres de Manacapuru
__
Por Camila Duarte
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.