33.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 4, 2024

Sem comprovação de transações bancárias, PT-AM tem contas reprovadas pelo TRE-AM

O PT-AM ainda deixou de usar 5% dos recursos do fundo partidário para promover candidaturas femininas, de acordo com o documento do TRE-AM

Por

O diretório do Partido dos Trabalhadores no Amazonas (PT-AM) teve uma decisão desfavorável na Justiça Eleitoral. Conforme publicação do Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), edição desta segunda-feira (2), a sigla teve as contas desaprovadas por divergências no demonstrativo de valores.

Atualmente, o PT-AM tem como presidente estadual o deputado Sinésio Campos, que foi citado no processo como responsável. A desaprovação em questão é das contas de 2018, como apontou o documento assinado pelo relator Marcelo Manuel da Costa Vieira.

De acordo com a publicação, houve uma divergência de valores no demonstrativo de obrigações a pagar. O TRE-AM ainda pontuou que o partido deixou de apresentar uma comprovação documental da saída de cheques e transações bancárias. Além disso, não foi apresentada a documentação comprobatória de despesas realizadas com os recursos do fundo partidário.

Como explicou o TRE-AM, o Partido dos Trabalhadores no Amazonas não utilizou 5% de recursos recebidos para promover a participação de mulheres na política. “O que,
conforme jurisprudência desta Corte, embora não autorize a desaprovação das contas, obriga ao partido a reservar o valor não aplicado nas candidaturas femininas nas eleições posteriores ao trânsito em julgado desta decisão, nos termos do artigo 2º da Emenda Constitucional nº 117/2022”, diz um trecho do documento.

Com as causas todas apontadas, o TRE-AM decidiu por julgar pela desaprovação das contas do PT no Amazonas, “com o recolhimento de valores ao Tesouro Nacional e reserva de valor para aplicação nas candidaturas femininas nas eleições posteriores ao trânsito em julgado deste acórdão”.

O Portal O Convergente entrou em contato com o presidente do PT-AM, Sinésio Campos, para que ele pudesse esclarecer sobre a ausência de comprovações. No entanto, até a publicação desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto.

Leia mais: Após intimação, TRE-AM volta atrás em decisão sobre gastos de Saullo Vianna nas eleições de 2022

___

Por Camila Duarte

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -