A vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal e subprocuradora-geral, Elizeta Maria de Paiva Ramos, assumiu o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) interinamente, nesta quarta-feira (28). Ela ocupará o cargo enquanto o presidente Lula (PT) define nomes do substituto de Augusto Aras, que teve mandato concluído nessa terça-feira (26).
Por ser inerente ao presidente do Conselho Superior, Elizeta pode substituir o presidente do MP em seus impedimentos e em caso de vacância. Por conta disso, não é preciso realizar uma cerimônia de mudança de cargo. A nova procuradora-geral da República já começa imediatamente a trabalhar.
Mesmo com especulações sobre ocorrer uma indicação ainda nesta semana, Lula disse que não tem pressa e só decidirá após a cirurgia que fará no quadril, que será realizada na sexta-feira (29).
O presidente já demonstrou publicamente que não tem intenção de seguir a lista tríplice apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), com os nomes dos subprocuradores-gerais da República Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino.