Investigado por suspeita de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, o prefeito de Borba Simão Peixoto vai ganhar duas homenagens no retorno à Prefeitura do município. Ele foi reconduzido ao poder pelo Tribunal Regional Federal (TRF-1), na última quarta-feira (6).
Nesta sexta-feira (8), Peixoto será recepcionado no porto da cidade, por volta das 16h. O prefeito gravou um vídeo, que foi divulgado nas redes sociais, onde agradeceu pela oportunidade de comandar a cidade, além de agradecer o apoio da população de Borba.
Além disso, Peixoto também ganhará outra homenagem por conta do retorno ao cargo, desta vez na Câmara Municipal de Borba, nesta sexta-feira à noite, em uma Sessão Extraordinária. No último mês, a Casa Legislativa julgou um processo de impeachment contra o prefeito, que foi absolvido na decisão dos vereadores.
Por 4 votos a 3, o Pleno do TRF1 determinou o retorno imediato de Simão Peixoto ao comando do Executivo Municipal Borbense. Ele estava afastado das funções deste o dia 23 de maio.
Investigação
Além do prefeito, foram presos, em maio, a primeira-dama Aldine Mirella de Souza, a cunhada de Simão, Aldonira Rolim de Assis, as sobrinhas dele Keliany de Assis Lima e Kaline de Assis Lima, o enteado Adan de Freitas da Silva, os sócios do Mercadinho Du Primo, Edival das Graças Guedes e Ione Azevedo Guedes, a prestadora de serviços da prefeitura Maria Suely da Silva Mendonça, a secretária de finanças Michele de Sá Dias e o pregoeiro Kleber Reis Mattos.
Eles são investigados por fraude em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva. De acordo com a denúncia do Gaeco, há indícios de um esquema de fraude em procedimentos licitatórios de pelo menos 13 contratos da prefeitura de Borba, além da ocultação de bens.
__
Da Redação
Revisão textual: Vanessa Santos