31.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Operação Comboio: investigação descobre organização criminosa de servidores públicos em cúpula da SSP

A operação que aconteceu simultaneamente em Manaus, Apuí e São Paulo resultou na prisão em flagrante de um servidor público da alta cúpula da SSP-AM

Por

Em coletiva de imprensa realizada após ações da Operação Comboio nesta manhã (29/8), a investigação da Polícia Federal e do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) que já dura um ano chegou a conclusão de que uma organização criminosa de servidores públicos das polícias Civil e Militar estava atuando na cúpula de comando da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, a operação aconteceu simultaneamente em Manaus, Apuí e São Paulo e resultou na prisão em flagrante de um servidor público da alta cúpula da SSP-AM.

O Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) confirmou que o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Mansur, está entre os alvos da operação.

Segundo informações do superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Humberto Ramos, policiais do Amazonas à disposição da cúpula da SSP-AM estão envolvidos em vários crimes, como por exemplo, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

O delegado disse, ainda, que os profissionais utilizavam do aparato de viaturas, armas, assim como combustível para extorquir drogas e objetos de valor das facções criminosas e, por terem acesso a informações privilegiadas de inteligência, os agentes do sistema de segurança pública tinham facilidade de escolher os alvos das ações criminosas.

Durante a operação, foram vasculhados gabinetes dos dirigentes da SSP e, até o momento, nenhum policial envolvido foi preso.

A operação

Na manhã desta terça-feira, 29, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Amazonas (MPAM), em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou a “Operação Comboio”. As ações estão ocorrendo simultaneamente em dois municípios do Amazonas e no estado de São Paulo, com apoio do GAECO-MPSP.

O objetivo da operação é investigar possíveis irregularidades na Secretaria de Segurança Pública (SSP). As equipes estão realizando buscas tanto nas dependências da secretaria quanto nas residências de servidores e membros da alta cúpula da pasta. A ação está em andamento e visa reunir provas e documentos relacionados a supostas práticas ilícitas.

Nesta manhã, foram cumpridos mandados em residências da alta cúpula da pasta, em três locais na capital, Condomínio Mais, no Mindu, Café Tapiri e no Condomínio Mundi.

Leia mais: Operação Comboio: MPAM e PF realizam ações em dois municípios do AM e em São Paulo

__

Por July Barbosa com informações MPAM

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação / Ilustração: Giulia Renata Melo

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -