Em parceria com a Associação de Incentivo ao Desenvolvimento das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação do Amazonas (Aidasam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará, no sábado (19), o I Seminário Amazonense de Altas Habilidades/Superdotação: visibilidade, direitos e ações. O evento ocorre na Reitoria da UEA, localizada na avenida Djalma Batista, 3.578, Flores, zona centro-sul de Manaus.
Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre as necessidades educacionais específicas, bem como discutir direitos e políticas públicas voltadas a indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), o seminário oferecerá um espaço de reflexão e debate para profissionais de diversas áreas, acadêmicos, pessoas com AH/SD, seus familiares e a sociedade em geral.
O tema do evento, “Visibilidade, Direitos e Ações”, reflete a abordagem multifacetada que será explorada ao longo do dia, das 8h às 18h. Além da participação presencial, será possível acompanhar as atividades on-line pelo canal da UEA no YouTube: UEAmazonas.
O seminário integra o projeto de extensão “Reconhecimento de Estudantes com Indicadores de Altas Habilidades ou Superdotação nos Contextos Educacionais: Disseminando Saberes e Estimulando Práticas”, fortalecendo as Atividades Curriculares de Extensão (ACEs), por meio da parceria universidade e sociedade.
O evento está vinculado às ações do Comitê Gestor das Políticas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Específicas da Universidade do Estado do Amazonas, vinculada à Coordenação de Assuntos Comunitários (CAC/Proex/UEA).
A coordenação geral do seminário conta com a professora Andrezza Belota, da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA); a psicóloga Débora Nogueira, da Espaço Aprender +; a psicóloga Elenara Perin, do Colégio Martha Falcão; e a fonoaudióloga Tatiana Freitas, da Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
O I Seminário Amazonense de Altas Habilidades/Superdotação é uma ação pioneira na UEA e promete ser um espaço enriquecedor para debates construtivos e compartilhamento de conhecimento sobre um tema de vital importância para a comunidade educacional e a sociedade em geral.
*Com informações da assessoria