26.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do STF

A escolha do ministro foi criticada pela direita por ele ter sido advogado de Lula no processo da Lava Jato

Por

Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã desta quinta-feira (3). Zanin ocupa a vaga deixada pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski. A cerimônia aconteceu no plenário do STF e contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente Lula e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara, Arthur Lira.

Zanin foi indicado ao cargo pelo presidente Lula e aprovado no Senado Federal com 58 votos a favor e 18 contrários no dia 21 de junho. Ministros do STF elogiaram o nome de Zanin para integrar o STF, mas a escolha foi criticada por opositores do governo Lula. Isso porque Zanin se tornou o principal advogado de Lula nas investigações da Lava Jato. Ele fazia parte da defesa quando foi feito o pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações.

O novo integrante do STF escolheu onze pessoas para serem seus auxiliares. Nove deles já atuaram com o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Zanin poderá ficar no Supremo até 2050, quando completa 75 anos e deverá se aposentar compulsoriamente.

O primeiro caso a ser julgado por Cristiano presencialmente é o que trata do juiz de garantias, que começou a ser analisado pelo STF no primeiro semestre deste ano. Referente a esse processo, até o momento, há apenas o voto de Luiz Fux, relator do caso, contra a obrigatoriedade da implementação. Zanin também participará do julgamento sobre a descriminalização das drogas para consumo próprio, que foi suspenso nesta quarta-feira (2) sem data para retomada.

Quem é Cristiano Zanin?
Cristiano Zanin se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Em 2004, fundou a Teixeira Zanin Martins Advogados, que funcionou até 2022. Também fundou, em 2018, o Lawfare Institute. Em julho de 2022, fundou a Zanin Martins Advogados com Valeska Zanin Martins, sua esposa. Foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).

Leia mais: STF retorna aos trabalhos com posse de Zanin e votação de pautas polêmicas

Por Karina Garcia com informações da CNN Brasil

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -