Após uma disputa interna no Partido Liberal (PL), a direção nacional acolheu a denúncia apresentada pelo deputado federal Alberto Neto contra o Coronel Menezes. Em consequência, Menezes enfrentará um processo ético-disciplinar devido a acusações de infringir artigos do Código de Ética do partido por meio de publicações em redes sociais.
Alberto Neto denunciou Menezes por tê-lo chamado de “Judas” após votar contra a Reforma Tributária, que aconteceu em 6 de julho. A referência de Menezes a Alberto Neto ocorreu em 11 de julho durante uma live semanal no Instagram, realizada todas às terças-feiras.
A abertura do processo foi comunicada a Alberto Neto pelo PL. Porém, o Coronel reformado declarou que o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, não o informou oficialmente sobre a decisão.
“Não tenho conhecimento do conteúdo. Quando tiver ciência vou publicar nas minhas mídias”, disse Menezes a reportagem de o Convergente neste sábado (15).
Em um ofício enviado a Alberto Neto em 12 de julho, a direção nacional do PL determinou que a Comissão Executiva Municipal do partido em Manaus/AM constituísse seu respectivo Conselho de Ética e iniciasse imediatamente o processo ético-disciplinar contra o filiado Alfredo Alexandre de Menezes Júnior por violação dos deveres partidários.
Briga para o nome do PL na disputa da prefeitura de Manaus
Essa briga tem relação com a busca por espaço dentro do PL para as eleições municipais de 2024. No pleito anterior, em 2020, ambos foram candidatos à prefeitura de Manaus. Na ocasião, Menezes, então filiado ao Patriota, ficou em quinto lugar, com 110.815 votos (11,32% da preferência do eleitorado), enquanto Alberto Neto, que era membro do Republicanos, ficou em sexto lugar com 76.576 votos (7,82%).
Menezes também cresceu com as eleições de 2022 para o Senado. Ele por pouco não venceu Omar Aziz (PSD) em uma uma vaga do Senado pelo Amazonas. Aziz obteve 41,01% dos votos válidos (766.878). Em segundo lugar ficou Coronel Menezes (PL), que recebeu 39,31% (735.068) que teve mais votos na capital.
Leia mais: Bastidores: cotado para as eleições de 2024, Alfredo Nascimento pode ser um dos nomes do PL
_
Texto: Hector Santana
Ilustração: Marcus Reis