26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 7, 2025

Bastidores: Feclam reúne boa parte da classe política e assessores dos município do Amazonas

Embora o evento tenha tido a presença maciça de diversos parlamentares, não se percebeu a presença de muitos prefeitos das cidades do Amazonas no evento nesta quarta-feira, 19/4

Por

A terceira edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam 2023) reuniu na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) uma grande parte da classe política e de assessores. No entanto, não se percebeu a presença de muitos prefeitos das cidades do Amazonas no evento nesta quarta-feira, 19/4.

A abertura da solenidade contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB) e do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante). Também estiveram presentes o vereador Caio André, presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas Josué Cláudio de Souza Neto, dentre outros representantes de demais instituições.

Ainda em seu discurso, o governador Wilson Lima destacou no Feclam que prepara uma agenda de visitas pelo interior e os pagamentos de emendas solicitadas pelos deputados as diversas cidades do interior.

“Ser vereador no interior sabe a dificuldade que é, aos perrengues que passa para poder fazer com que efetivamente, as coisas aconteçam. Eu também estou pagando as emendas dos parlamentares do estado porque sei que eles vão chegar aonde o governador ou um secretário meu não vai chegar”, pontuou Lima.

Futuro político

Em seu discurso, Roberto Cidade deixou algo no ar para os próximos anos, ao cumprimentar o conselheiro do TCE-AM, o ex-deputado Josué Neto. “O Josué foi meu único presidente aqui na Aleam e acho que continuará”, disse.

A fala foi explicada com a reeleição de Cidade à presidência do Parlamento Estadual até 2026 e quiçá de seu futuro político  nesses mandatos.

  • O parlamentar também concedeu uma  entrevista exclusiva ao O Convergente e  falou da importância do Feclam 2023 para os municípios, além de destacar a aproximação que o evento proporciona a estes parlamentares, onde parlamentares e assessores das Casas Legislativas vem buscar conhecimento para aplicar no dia a dia.

Violência política

A vereadora de Manacapuru, Linda Leite falou ao Portal O Convergente sobre as dificuldades de ser mulher e parlamentar de oposição no Câmara Municipal de Manacapuru.

“É um grande desafio pra mim enquanto mulher e principalmente por se oposição, uma vez que estou em minoria ali no Poder Legislativo. Tenho sofrido violência política pelos meus posicionamentos, por cobrar aquilo que é bom para a população e por cobrar transparência na gestão pública, que é algo que a gente não tem”, disse a parlamentar.

Ela comentou que por denunciar as ações do Executivo na Câmara de Manacapuru tem sido impedida de participar de eventos em que ela destinou o recurso para a realização da obra e vem sofrendo violência política por conta destas questões.

No Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta quarta-feira, 19/4, a vice-prefeita de São Gabriel da Cachoeira Eliane Falcão, da etnia Piratapuia, falou das dificuldades de implementação das políticas para as comunidades indígenas, principalmente pela longitude do município.

No final da entrevista, a vice-prefeita falou em sua língua mãe sobre a data de hoje. Confira!

Leia mais: 3ª edição do Feclam objetiva reunir os 62 municípios do Amazonas

 

__

Da Redação

Imagens e fotos: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -