Os conselheiros que participaram da 307ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada na manhã desta quarta-feira, 7/12, destacaram os resultados positivos obtidos pelo modelo econômico desenvolvido na Zona Franca de Manaus (ZFM) sob a gestão do superintendente Algacir Polsin ao longo dos últimos dois anos e meio de trabalhos. A reunião pode ter marcado a despedida de Polsin do comando da autarquia.
Na abertura do encontro, o general Polsin disse que possivelmente esta seria a sua última reunião no CAS. “Esta, sendo a minha 16ª Reunião, possivelmente seja minha última Reunião do CAS à frente da Suframa e fazê-la presencialmente, para mim, é muito importante”, disse o general
O general também agradeceu os esforços do titular da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério de Economia, Alexandre Ywata, para fazer a reunião presencialmente. Ywata, que presidiu a reunião, está em período de férias.
“A interlocução entre Suframa e Sepec está muito boa e isso é graças a uma equipe da Sepec que tem trabalhado conjuntamente com a gente, mas muito pela liderança e pelas iniciativas do Secretário Ywata. O comprometimento do secretário é tão grande que, mesmo estando de férias, fez questão de que fizéssemos essa reunião presencialmente e fez questão de estar aqui”, destacou o general.
O primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, também participou da reunião.
Balanço de gestão – Ainda na reunião do CAS, o general Polsin apresentou o balanço das atividades e dos principais resultados alcançados pela Suframa. Entre 2019 e 2022, o número de projetos aprovados chegou a 666, sendo 239 apenas de implantação de novas fábricas, e investimentos que somam R$ 34,3 bilhões. Agora, em 2022, foram aprovados mais 210 projetos, uma alta de 38,9% em relação ao mesmo período de 2019. Além disso, o general antecipou que a previsão de faturamento do PIM em 2022, deve alcançar R$ 175 bilhões.
Fórum – Ainda nessa terça-feira, 6/12, antes da reunião do CAS, a Suframa realizou o fórum “Indústria de Semicondutores no Polo Industrial de Manaus: desafios e oportunidades”, com o objetivo de apresentar, discutir e alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento endógeno da região no contexto do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”.
Na abertura do fórum, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, fez um breve balanço dos nove fóruns promovidos até então no âmbito do projeto “Amazônia 2040” e destacou que a ideia de incluir um novo evento, específico sobre semicondutores, surgiu durante uma videoconferência com o instituto Wernher Von Braun, somado ao interesse demonstrado pelo governo federal sobre o tema.
—
Da Redação com informações Suframa
Foto: Isaac Júnior / Suframa