A secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, que foi candidata à vice-governadora na chapa de Eduardo Braga (MDB) neste ano, irá compor o gabinete de transição a convite da coordenação-geral formada por Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, Gleisi Hoffmann e Aloísio Mercadante.
Além dela, o ex-senador João Pedro (PT), o empresário e ex-secretário de Turismo do Amazonas, Orsine Júnior (PSD), a pesquisadora e professora pós-doutora Marilene Corrêa, o presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Marivelton Baré, também participam da equipe técnica de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sobre o convite, Moura, que participou das articulações antes e durante a campanha de Lula e já integrava a coordenação do Plano de Governo na pauta de mulheres, disse já está atuando no processo desde o início.
“Participei de todo o processo de construção do Governo Lula e estou nesta tarefa desde o início, mas por conta do resguardo ainda não pude estar em Brasília. Mesmo assim o convite me foi reforçado, para que esteja nessa equipe ainda que de forma remota”, disse ela que integra a articulação política com partidos e movimentos sociais ainda de forma remota.
Demais nomes – O ex-senador João Pedro (PT), que esteve à frente da Fundação Nacional do Índio (Funai) de 2015 a 2016, no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), estará no grupo técnico (GT) de Povos Originários.
O presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Marivelton Baré, também foi confirmado entre os participantes desse grupo técnico de Povos Originários.
Marilene Corrêa, ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai integrar o GT de Meio Ambiente.
O ex-secretário da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Osrine Oliveira Júnior, faz parte do GT de Turismo. O convite ao empresário, para integrar a equipe de transição, se deu através de lideranças do PT, como Marta Suplicy, com quem tem trabalhos realizados.
No geral, o Amazonas tem nove representantes integrando a equipe de transição de lula. Os primeiros nomes confirmados foram o do senador reeleito, Omar Aziz (PSD), que irá contribuir na área de Justiça e Segurança Pública, e do deputado federal Marcelo Ramos (PSD), que está na equipe de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.
— —
Da Redação
Foto: Divulgação/ Ilustração: Neto Ribeiro