26.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

Bolsonaro e Lula se enfrentam cara a cara e temas relativos ao Nordeste e pandemia fizeram parte do confronto

Troca de farpas, acusações e alfinetadas marcaram os primeiros momentos do debate entre os presidenciáveis Lula e Bolsonaro na noite deste domingo, 16/10

Por

Em debate que está sendo realizado na noite deste domingo, 16/10, nos estúdios da TV Band, os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), duelaram cara a cara e temas relativos ao Nordeste e a pandemia da Covid-19, além da troca de acusações e muitas farpas entre os dois candidatos.

No primeiro embate, que os presidenciáveis tiveram a oportunidade de questionar um ao outro com perguntas e temas livres em 15 minutos para cada, Lula iniciou questionando Bolsonaro, que busca a reeleição, sobre a construção de universidades e escolas técnicas no Brasil pelo atual governo.

Sem responder diretamente o que fora perguntado, Bolsonaro começou a falar nos auxílios pagos pelo Governo Federal no período da pandemia e disse que Lula mentia e confundia Auxílio Emergencial com Auxílio Brasil.

“O senhor quer se arvorar de grande benfeitor que vai prometer […] o senhor prometeu levar água para o Nordeste e agora está prometendo picanha e cerveja, o senhor não fica vermelho com essas propostas mirabolantes e mentirosas?”, alfinetou Bolsonaro a Lula, falando que todos os dois têm um passado político e que o de Lula é “lamentável e triste”, principalmente entre os mais humildes.

Em resposta a Bolsonaro, Lula disse: “Eu perguntei quantas universidades e escolas técnicas o senhor fez e você vem falar de Bolsa Família. O nosso programa de inclusão social não era só o Bolsa Família, foi a maior política de distribuição de renda que esse país já conheceu, porque era ajuda ao pequeno produtor rural, mais de 1400 milhões de cisternas para o Nordeste, era o Pnai para levar comida para as crianças mais pobres”, disse Lula que voltou a pergunta a Bolsonaro, que novamente não respondeu, apenas disse que não havia como construir universidades em meio à pandemia e falou sobre a anistia ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

“Eu já percebi que ele não quer responder, porque vergonhosamente ele só fez uma universidade no Tocantins, que foi a presidenta Dilma que tinha aprovado”, disse Lula pontuando a quantidade de universidades e escolas técnicas .

Pandemia da Covid – Ao falarem em métodos adotados na pandemia, o debate ficou mais acalorado e as acusações entre ambos foram mais intensas, Lula e Bolsonaro chamaram um ao outro de mentiroso.

Lula questionou porque Bolsonaro atrasou a compra de vacinas e disse que ele fez chacota das vítimas da Covid-19, falou que Bolsonaro disse que quem tomasse a vacina viraria jacaré, que gozou de pacientes que morreram asfixiados em Manaus com a falta de oxigênio. Lula disse que Bolsonaro também errou em se tornar “vendedor” de remédio sem comprovação científica e desqualificou importantes institutos brasileiros, como o Butantam e Fiocruz.

Bolsonaro se defendeu das acusações e disse que nada disso aconteceu e que em 2020 não havia vacina e que em janeiro de 2021 a população brasileira já estava se vacinando e que quem quis tomar a vacina tomou.

“Você é o rei da fake news”, devolveu Lula a alfineta a Bolsonaro, que afirmava que ele mentia sobre corrupção na compra de vacinas.

 

Da Redação

Foto: Reprodução TV Bandeirantes

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -