A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para o segundo turno das eleições deste ano no Amazonas começa neste sábado, 8/10. No restante do país, onde também terá segundo turno, a propaganda eleitoral nos veículos em questão começou nesta sexta-feira, 7/10. No geral a propaganda eleitoral poderá ser feita até 28 de outubro.
No Amazonas o candidato a reeleição Wilson Lima (União Brasil) é quem vai abrir o horário eleitoral por ter sido o mais votado no 1º turno.
No 2º turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos, onde cada um terá cinco minutos para apresentar suas propostas.
Cronograma – Conforme definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os respectivos planos de mídias deverão deveriam ser aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
No caso do Estado a data foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), durante reunião da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, nessa quinta-feira, 7/10.
Na reunião estavam os advogados das coligações do candidato ao governo Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima, além de representantes de emissoras de rádio e TV.
Horário – Os candidatos ao cargo de governador poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.
Além disso, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.
— —
Da Redação com informações do TSE
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis