O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente de seu principal concorrente, o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo apontam as pesquisas eleitorais mais recentes. É o caso dos dados apresentados na pesquisa PoderData, realizada de 3 a 5 de julho deste ano, da qual mostra que 23% dos eleitores de Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2018 votariam em outubro no pré-candidato petista. Na rodada de 5 a 7 de junho, por exemplo, eram 13% do eleitorado.
O atual presidente mantém 61% dos seus eleitores daquela disputa e absorve 4% dos votos que foram de Fernando Haddad (PT). Lula também absorve mais votos de Haddad. São 85% dos eleitores do candidato do PT à época que hoje afirmam votar no pré-candidato petista.
Dentre os outros pré-candidatos, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) somam 8% das preferências bolsonaristas da última eleição. Estes mesmos nomes somam também 8% das preferências petistas daquele pleito. Os demais nomes não tiveram menções suficientes para pontuar.
Entre os que votaram em branco ou anularam o voto em 2018, Lula tem 42% das intenções de voto para 2022. Há um mês eram 41%. Já Bolsonaro tem 26% nesse estrato. Eram 29% no início de junho.
Para chegar a esse resultado, o PoderData cruzou os dados das seguintes perguntas: “se a eleição fosse hoje, em qual dos candidatos que vou falar em ordem alfabética você votaria?” e “em quem você votou para presidente no 2º turno da eleição em 2018?”.
Cenário no 1º turno – Lula tem 44% das intenções de voto contra 36% de Bolsonaro. Há 15 dias, os percentuais estavam em 44% e 34%, respectivamente. O atual presidente oscilou 2 pontos percentuais para cima –dentro da margem de erro da pesquisa (2 p.p.).
Os outros pré-candidatos somam 11% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) marca 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 3% cada um. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 3 a 5 de julho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06550/2022.
Para chegar a três mil entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
—-
Da Redação
Capa: Neto Ribeiro