O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assumiu interinamente nesta quarta-feira, 8/6, a Presidência da República, em função da viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro (PL), aos Estados Unidos, onde participa da 9ª edição da Cúpula das Américas, até esta sexta-feira, 10/6, em Los Angeles. O encontro reúne líderes dos países da América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe. Pacheco assumiu porque o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), está em visita oficial à Espanha, até o próximo sábado, 11/6, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), segundo na linha sucessória, está na comitiva de Bolsonaro.
Na sexta-feira, na condição de presidente da República, Rodrigo Pacheco visitará João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, para participar das festas de São João. Paralelamente, a Presidência do Senado será assumida pelo 1º vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Esta é a segunda vez que Rodrigo Pacheco assume a Presidência da República em caráter interino. A primeira ocorreu no início de maio, com a viagem de Bolsonaro a Guiana. Na ocasião, Mourão estava no Uruguai e Lira, nos Estados Unidos.
De acordo com o artigo 80 da Constituição, em caso de impedimento do presidente e do vice-presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal (STF).
—–
Da Redação com informações da Agência Senado
Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado