24.3 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 15, 2025

PSB indica Geraldo Alckmin como vice na chapa de Lula nesta sexta-feira, 8/4

A indicação do ex-governador de São Paulo foi confirmada após reunião entre lideranças das siglas. A oficialização da chapa deve ocorrer no dia 30 de abril

Por

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi indicado oficialmente pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) como pré-candidato à vice-presidência da República na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A confirmação foi divulgada em um documento, assinado pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, nesta sexta-feira, 8/4, após uma cúpula entre lideranças dos partidos em São Paulo.

“Vamos somar esforços para a reconstrução do nosso país. Nós vemos hoje um governo que atenta contra a democracia e as instituições”, disse Alckmin ao lado de Siqueira, Lula e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. “Chega de sofrimento para o povo brasileiro. É com esperança, entusiasmo e amor que vamos colocar nosso nome à disposição”.

“Não temos qualquer dúvida de que é o companheiro Lula quem reúne as melhores condições para articular forças políticas amplas, capazes de dar à resistência democrática a envergadura que permitirá enfrentar e vencer o bolsonarismo”, diz a carta de Siqueira.

“Todas e quaisquer chapas que venham a se formar para disputar a Presidência da República são devedoras para com os brasileiros, em termos desses direitos e expectativas, todos eles concretos, objetivos, palpáveis. Apenas uma, contudo, pode entregar à população o muito que, com toda legitimidade, ela exige. Temos convicção absoluta de que esta chapa é a que se consolidará com as candidaturas dos companheiros Lula e Geraldo Alckmin”, conclui Siqueira.

A oficialização da chapa deve ocorrer no dia 30 de abril.

Pesquisas eleitorais – O ex-presidente Lula atualmente lidera as intenções de voto nas pesquisas eleitorais, sendo seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na última pesquisa Quaest, divulgada na quinta-feira, 7/4, Lula obteve 44%, enquanto Bolsonaro figurou com 29%. Depois, aparecem Sergio Moro (União Brasil), com 6%; Ciro Gomes (PDT), 5%; André Janones (Avante), 3%; João Doria (PSDB), 1%; Simone Tebet (MDB), 1%.

Lula também tem favoritismo nos cenários de segundo turno. Na sondagem da Quaest, ele aparece à frente dos cinco adversários. Contra Bolsonaro, o petista tem 55% das intenções de voto, contra 34% do pré-candidato do PL.

Caravana pelo Brasil – A reunião desta sexta-feira, além de definir uma data de apresentação dos dois como pré-candidatos, servirá para debater uma possível caravana pelo Brasil. A ideia é que Lula siga por um caminho e Alckmin por outro.

Uma ala do PSB defende que o ex-presidente visite as regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto o ex-governador passaria pelo Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país.

Unificação – Ainda nesta sexta, durante entrevista à CNN, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que a chapa Lula-Alckmin nas Eleições 2022 deverá buscar temas de união e coesão social, e não privilegiar interesses ideológicos de nenhuma das partes.

“Vamos buscar aquilo que nos une: como colocarmos o país na quarta revolução industrial, como voltamos a criar mais empregos e melhorar a renda do trabalhador, como vamos explorar adequadamente a Amazônia transformando seus produtos de biotecnologia”, listou.

“São temas [pelos quais] todas as forças políticas e lideranças do país se interessam. Qualquer coisa fora disso não contribui para unificar o país e dar a coesão social e política necessária à democracia brasileira”, disse Siqueira.

—-

Da Redação com informações da CNN Brasil
Foto: Aloísio Maurício/Estadão Conteúdo

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -