Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram a indicação do secretário de Articulação do Governo do Amazonas, Luis Fabian Pereira, para cargo de conselheiro de contas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A indicação, feita pelo governador Wilson Lima (União Brasil), foi aprovada na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) desta quarta-feira, 30/3.
Fabian vai substituir o lugar deixado pelo conselheiro do TCE-AM, Júlio Cabral, que teve o pedido de aposentadoria aprovado pelo colegiado da Corte na terça-feira, 29/3.
Em seu discurso, Luis Fabian, assumiu o compromisso de agir de acordo com sua formação de educador e ressaltou que o TCE-AM é um órgão auxiliar do Legislativo e disse que não será motivo de vergonha aos que aprovaram seu nome.
“É com muita humildade e com muito orgulho que recebo hoje a indicação do meu nome. Assumo aqui, entre vossas excelências, o compromisso de agir sempre corretamente e, enquanto educador que sou, optar sempre pelo caminho da análise sensível, da orientação. Eu entendo que o papel importante da corte de contas é ajudar e apoiar na qualificação de servidores, estado a fora, tanto na capital quanto no interior, para que esses possam se tornar gestores corretos e usar os recursos públicos de forma correta e fazer bom uso desses recursos. Então deixo aqui os meus sinceros agradecimentos. Me emociona saber que aprovação do meu nome se deu de forma unanime e estejam convencidos que eu não serei motivo de vergonha aos senhores”, afirmou.
Confira as imagens:
Indicação – A vaga, pelas normas legislativas, estava destinada a indicação da Aleam, que abriu mão, em favor do nome enviado por Wilson Lima.
De acordo com a Constituição do Estado do Amazonas, o governador tem direito a nomear três nomes para o Tribunal de Contas com a aprovação do Legislativo Estadual, sendo dois alternadamente entre os auditores e procuradores de contas do Ministério Público de Contas, indicados em lista tríplice pelo próprio tribunal, obedecendo os critérios de antiguidade e merecimento.
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação/ Ilustração: Marcus Reis