Desenvolvimento social, assistência e previdência social, cuidado e prevenção às drogas, inclusão, renda e cidadania e os cuidados com a primeira infância no Amazonas foram alguns dos temas debatidos no 1° Fórum de Cidadania, Assistência Social, Previdência, Cuidado e Prevenção às Drogas do Estado do Amazonas da Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada nesta segunda-feira, 28/3, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
O presidente da Frente Parlamentar Cristã da Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos) explicou que o objetivo do evento é criar ações de cidadania e reinserção social aos usuários de drogas e também debater sobre as questões de previdência.
“Nós sabemos da importância desse trabalho e vai fazer com que essas pessoas sejam recuperadas, ou minimizar o sofrimento das famílias aqui no Estado do Amazonas. A primeira ação nossa vai ser no estado de Roraima, a segunda no estado da Bahia, a nossa terceira ação vai ser no estado de São Paulo e também no estado do Maranhão. Então nós já estamos programados com a Secretaria Nacional para que sejam realizados esses eventos, vamos levar essa metodologia para que também muitos outros estados possam se engajar nesse projeto, para que possamos minimizar e mudar essa situação no nosso país”, disse.
João Luiz destacou que a Frente Parlamentar Cristã da Aleam tem recebido muitas demandas vindas direto da população e por isso procurou os órgãos responsáveis para que possa ser realizado os encontros para debater sobre a prevenção às drogas em todos o Amazonas.
“Desde de 2020, nós criamos a Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa e hoje temos atendido muitas pessoas. São demandas que chegam da população, onde nós procuramos o Presidente do Fórum dos Trabalhadores do Brasil (Frotab), Sebastião Téo, e os ministérios, porque a população nos solicitou isso, para que fossemos esse intercambio, por isso nós estamos aqui todos reunidos de mãos dadas no único objetivo de fazer com as pessoas possam te vida, porque uma vez ela envolvida com as drogas, ela não tem vida e se perde mais cedo”, enfatizou.
Para o Secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, do Ministério da Cidadania, o momento é bastante oportuno para realização do evento.
“O Governo Federal tem trabalhado em três principais frentes no enfrentamento as drogas e os problemas causados para sociedade brasileira. Primeira à frente no enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado, e nós temos tido resultados bastante importante e batido recorde atrás de recorde na apreensão de drogas e por meio de uma inciativa inédita no Congresso Nacional que nos tem permitido fazer a apreensão de bens do narcotráfico, pegando os bens e fazendo leilões e aplicar o dinheiro em políticas públicas de enfrentamento as drogas”, destacou Quirino Cordeiro.
Durante o evento o Presidente do Fórum dos Trabalhadores do Brasil (Frotab), Sebastião Téo, ressaltou a importância desse encontro entre os governos e a sociedade.
É muito importante esse encontro da sociedade civil organizada que representamos, com o Poder Legislativo, Governo do Amazonas e destacar a importância do governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (União) na condução desse projeto e também do Governo Federal”, ressaltou.
Também participaram do evento a Titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles, que no evento representou o Governo do Amazonas; a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara; o vereador Marcio Tavares (Republicanos), além de outras autoridades estaduais e municipais.
Confira as imagens:
—–
Por Eriana Monteiro
Fotos: Divulgação