Neste domingo, 27/3, o Nacional Futebol Clube comemorou a classificação do time para a série D do campeonato Brasileiro 2023. O feito foi comemorado pelo técnico Gilmar Popoca, que está no comando do time desde novembro do ano passado e teve papel fundamental na retomada do Nacional a série D.
A classificação do Leão da Vila Municipal, que por conta do regulamento do campeonato Amazonense, ficou com a segunda vaga para a quarta divisão do campeonato nacional, também foi comemorada pelos torcedores do time. A última vez que o Nacional participou da Série D do “Brasileirão” foi em 2020, mas na fase preliminar.
“O maior campeão do Amazonas está de volta ao cenário da CBF em 2023. Bem-vindo ao regresso, Nacional Futebol Clube sua torcida merece e o futebol do estado também”, disse uma torcedora em um comentário feito nas redes sociais.
“Apesar de não vim o título!! Que bom que podemos voltar ao calendário nacional!! Tmj Naça vamos subir!!”, disse outro torcedor ao citar a falta do time na final do Amazonense.
A classificação do Nacional ocorreu após ter sido o melhor classificado na primeira fase do campeonato estadual. A vaga ficou em aberto após o Manaus Futebol Clube, que já é representante do estado na Série C do Brasileiro, se garantir na final do campeonato deste ano.
O que, conforme já previsto no regulamento do estadual, que previa que, se isso ocorresse (o Manaus chegasse à final), a segunda vaga para a Série D ficaria com o melhor classificado na primeira fase, que no caso foi o Nacional.
— —
Da Redação com informações do G1 e Blog Marcell Mota
Foto: João Normando