29.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

Na posse do presidente do TCE-AM, governador do Amazonas destaca novos investimentos para o setor de gás natural no Estado

Durante a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, o governador do Amazonas, Wilson Lima informou que a companhia Eneva venceu licitação para a implantação de uma usina termelétrica no estado. O prefeito de Manaus, David Almeida e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade também prestigiaram a solenidade, além de várias autoridades estaduais e nacionais

Por

Na manhã desta terça-feira, 21/12, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) participou da solenidade de posse do conselheiro Érico Desterro no cargo de presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio de 2022 a 2023. Além de Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), prestigiaram solenidade de posse de Érico Desterro como presidente do TCE-AM.

Na ocasião, o governador informou que a companhia Eneva venceu licitação para implantar uma usina termelétrica no estado e que, a partir de 2022, a empresa fará novos investimentos, da ordem de R$ 1 bilhão, no Amazonas.

Durante seu pronunciamento, Wilson Lima destacou que a Eneva é uma empresa privada de geração de energia do Brasil com experiência em acesso ao gás em terra. No Amazonas, a companhia já é responsável pela operação no campo de gás natural Azulão, em Silves (a 204 quilômetros de Manaus).

“Acabei de receber uma notícia muito importante, uma notícia alvissareira. Me ligou a diretoria da Eneva, a empresa que tem a exploração de gás natural lá no campo de Azulão, no município de Silves, que abastece a térmica de Jaguatirica, lá em Roraima. Ela me disse que eles acabaram de ganhar um leilão para implantação de uma térmica no estado do Amazonas”, disse Wilson Lima.

Segundo a companhia, a usina terá potência de 295 MW e o contrato é para gerar energia por 15 anos. A nova usina deve entrar em operação em julho de 2026. A obra vai gerar centenas de empregos no Amazonas, levando mais desenvolvimento social para a população do estado.

Campo do Azulão – A Eneva adquiriu o direito de exploração do campo de Azulão ao comprá-lo da Petrobras em 2017. Entre royalties e outros tributos federais e estaduais, a expectativa é de mais de R$ 720 milhões de arrecadação para o período de toda a operação. O projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê uma operação em 15 anos. Mas esse período pode se estender mais, dependendo de novos leilões nacionais.

O campo do Azulão foi descoberto em 1999, decretado comercial em 2004 e comprado pela Eneva em 2017. Mas somente agora entra em operação após o Governo do Amazonas dar condições para a companhia operar.

Nova presidência do TCE-AM – O conselheiro Érico Desterro assume a presidência do TCE-AM em substituição ao conselheiro Mário de Mello. Ingresso na corte de contas em 1999, ainda como procurador do Ministério Público de Contas, Desterro passou a integrar o quadro de conselheiro da Corte de Contas em 2006 e já foi presidente do Tribunal em 2012 e 2013.

Na solenidade, o governador destacou o respeito que tem pelo novo presidente do TCE-AM. “Parabenizo o presidente Érico Desterro. Quem conhece sua história sabe da dedicação que tem enquanto homem público, o rigor técnico que tem nas causas. Tudo isso é resultado de uma dedicação, de um currículo que foi conquistado durante a trajetória de vida”, afirmou.

David Almeida – No evento, o prefeito de Manaus afirmou que a harmonia entre os poderes constituídos é a conduta ideal para que a democracia plena ocorra em benefício da população. A declaração foi dada nesta terça-feira, 21/12, no evento de posse do presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2022-2023, conselheiro Érico Desterro.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal desejou sucesso ao presidente empossado e reforçou desejo de que os objetivos da Corte de Contas sejam alcançados e transformados em benefícios para a população de Manaus e do Amazonas.

“O conselheiro Érico é alguém muito experiente, que assume pela segunda vez o Tribunal, e eu desejo muito êxito e sucesso nessa jornada à frente do Tribunal de Contas. Precisamos sempre buscar uma relação harmoniosa entre os poderes, assim como temos com os outros, para que a sociedade possa estar em equilíbrio”, enfatizou o prefeito.

Roberto Cidade – O presidente da Aleam desejou sucesso a Desterro na empreitada e destacou a importância da atuação do TCE para o Estado.

“Rogo a Deus que dê sabedoria e discernimento ao conselheiro para conduzir a corte de contas, órgão essencial para o equilíbrio do Estado. A Assembleia sempre estará à disposição no que for necessário”, afirmou o deputado estadual Roberto Cidade.

—-

Da Redação com informações das assessorias de comunicação

Foto: Diego Peres/ Ruan Souza/ Evandro Seixas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -