Nesta terça-feira, 21/12, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) irá realizar a solenidade de posse do conselheiro Érico Desterro como o novo presidente da Corte de Contas. A cerimônia irá ocorrer a partir das 10, na sede do TCE-AM, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
Érico Desterro foi eleito presidente do TCE-AM no último dia 16 de novembro, por seis votos a um, para presidir o órgão no biênio de 2022 a 2023. Concorrendo pela preferência dos demais conselheiros, o novo presidente retoma o comando do TCE-AM após nove anos, desde que foi eleito presidente da Corte de Contas no biênio 2012/2013.
Nova diretoria – Na ocasião da votação, além da escolha do novo presidente da Corte de Contas, os conselheiros elegeram os demais membros da mesa. A conselheira Yara Lins foi escolhida como vice-presidente, o conselheiro Ari Moutinho como corregedor-geral e o conselheiro Josué Cláudio Neto como ouvidor-geral.
A conselheira Yara Lins, que foi presidente em 2018 e 2019, tentou voltar a presidir a Corte, mas o acordo entre os pares falou mais alto e ela foi eleita vice-presidente com cinco votos. Já o conselheiro Ari Moutinho, que também foi presidente do órgão entre 2016 e 2017, foi eleito como corregedor-geral com cinco votos e o conselheiro Josué Neto como ouvidor-geral também com cinco votos.
O atual presidente do TCE-AM, conselheiro Mário de Mello, após deixar o cargo de presidente, assume automaticamente a presidência da Escola de Contas. Ainda assim, ele colocou a indicação de seu nome para a função por acreditar ser “preciso referendar com o pleno” a decisão. Pela votação da corte, Mello foi eleito ao cargo por unanimidade.
—–
Por Redação
Foto: Divulgação TCE-AM