Os vereadores da Câmara municipal de Manaus (CMM) entraram em recesso parlamentar nesta quinta-feira, 16/12, mas antes disso abriram várias licitações milionárias. Estratégia ou não do presidente da casa, o vereador David Reis (Avante), para tolher as críticas e minimizar as ações da oposição na CMM, os procedimentos licitatórios foram feitos “no apagar das luzes”.
Uma das licitações prevê a contratação de empresa para implantar um sistema de energia solar por valor superior a R$ 5 milhões. Outra contratação “de última hora” foi a de empresa “prestadora de serviços especializados de consultoria e marketing institucional, para ampliar as ações e dinamizar a utilização dos canais de comunicação da Câmara Municipal de Manaus”.
Conforme a especificação, a contratação visa melhorar a comunicação tanto para com o público externo quanto para com seu público interno (Endomarketing), e de veiculação de informes publicitários em jornais, revistas, blogs e portais de notícias na internet”. A licitação deve ser feita no próximo dia 27/12.
O valor da licitação não está disponível no chamamento que foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo Municipal da última quarta-feira, 15.
Também no dia 27, a CMM vai lançar licitação para “contratação de empresa especializada para prestação de serviços de consultoria técnica compreendendo a gestão organizacional e gestão de pessoas”. Para esse serviço a CMM também não divulgou o valor que deve ser pago.
O documento, publicado no site da CMM, descreve apenas a hora que ocorrerá a licitação e onde os interessados podem consultar mais informações, no entanto, essas informações não são disponibilizadas a quem não vai fazer parte do processo.
Energia solar – Na mesma publicação, o presidente David Reis homologou a empresa PLUG ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EIRELI como vencedora de um processo licitatório, no valor de R$ 5.115.000,00, para implantar um sistema de geração de energia solar da Casa Legislativa.
Pela publicação, a empresa é “especializada na prestação de serviços comuns de engenharia, para Implantação do Sistema de Geração de Energia Solar da CMM, com fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra, para demanda de geração média prevista de 769,56 kWp, a ser implantado sobre a área de coberturas existentes na Sede da Câmara Municipal de Manaus, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no Projeto Básico”.
A contratação, relacionada ao Pregão Presencial nº 020/2021, referente ao serviço não especifica detalhes da obra e nem o tempo de execução do serviço.
A empresa, que existe há menos de dois anos, já tem outros contratos com CMM para prestação de serviços de instalação e manutenção preventiva e corretiva do Sistema Fechado de Televisão (CFTV) digital, Sistema de Controle de Acesso Externo e Sistema de Alarme de Intrusão Externo com o fornecimento de peças, equipamentos e insumos.
O referente contrato foi homologado pelo próprio David Reis no mês passado.
Confira:
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis