27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

STF: Senado marca para esta quarta-feira sabatina de André Mendonça

O presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM) escolheu a senadora Eliziane Gama (Cidadania) como relatora da indicação do ex-ministro e ex-advogado-geral da União para uma vaga no STF. É a primeira vez que uma senadora relata uma indicação ao STF

Por

A sabatina de André Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, será na quarta-feira, 1º/ 12, a partir das 9h. André Mendonça, que é ex-ministro da justiça, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 13 de julho. A mensagem com a indicação (MSF 36/2021) chegou à CCJ no dia 18 de agosto e ao longo de quase quatro meses, senadores cobraram a sabatina do indicado.

O presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM) escolheu a senadora Eliziane Gama (Cidadania) como relatora da indicação do ex-ministro e ex-advogado-geral da União para uma vaga no STF. É a primeira vez que uma senadora relata uma indicação ao STF.

Eliziane Gama, que é evangélica, afirmou que a escolha de seu nome demonstra o respeito de Davi pela diversidade religiosa e é um sinal de prestígio para a Bancada Feminina. Eliziane afirmou que seu relatório terá como foco analisar o currículo e a capacidade técnica do indicado.

“Eu vejo que o convite vindo a mim por parte do presidente Davi é um sinal de prestígio à bancada feminina e aos evangélicos e demonstra claramente o seu respeito pela diversidade religiosa no Brasil. Como relatora, eu vou me pautar por informações e também pela boa técnica legislativa, sem qualquer preconceito político, idelógico e muito menos religioso. O que importa neste momento é o currículo e a capacidade técnica do indicado”, afirmou a senadora.

Alguns senadores usaram as redes sociais para comentar o agendamento da sabatina e a escolha de Eliziane como relatora. Vanderlan Cardoso (PSD) escreveu que ficou muito feliz com ao saber da escolha de Eliziane. “Tenho certeza de que ela fará um excelente relatório”, afirmou.

Já Eduardo Girão (Podemos) lamentou que a sabatina tenha levado quatro meses para ser agendada, mas agradeceu a pressão de seus seguidores e de alguns senadores que, segundo ele, se mobilizaram para viabilizar a análise da indicação.

Confira:

 

Apelo –  Durante  a reunião da última quarta-feira, 24/11,  Davi Alcolumbre, classificou como “um embaraço” os apelos feitos por parlamentares para a realização da sabatina de André Mendonça. Para ele, a definição sobre a pauta das comissões e do Plenário do Senado cabe aos respectivos presidentes.

Ele também disse que alguns críticos atribuíram a demora para a realização da sabatina a divergências religiosas. Davi Alcolumbre é judeu, e André Mendonça é evangélico.

“Confesso que pessoalmente me senti ofendido. Chegaram a envolver a minha religião. Chegaram ao cúmulo de levantar a questão religiosa sobre a sabatina de uma autoridade na CCJ, que nunca teve o critério religioso. O Estado brasileiro é laico. Está na Constituição”, advertiu.

— —

Da Redação com informações da Agência Senado

Foto: Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -