Com cerca de 4 mil policiais militares mobilizados e atuação integrada entre os órgãos estaduais, o Governo do Amazonas iniciou, nesta sexta-feira (13/02), a Operação Carnaval 2026. A ação reforça o policiamento na capital e no interior durante todo o período carnavalesco, que segue até terça-feira (17/02).
As ações contam com efetivo da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que atuarão de forma integrada em todo o estado.

A PMAM mobilizou aproximadamente 4 mil policiais para reforçar a segurança durante o calendário de eventos do Carnaval, com foco na prevenção de crimes, manutenção da ordem pública e proteção da população nos pontos de maior concentração.
Na operação, serão empregadas modalidades de policiamento a pé, motorizado, de trânsito, turístico, ciclístico e especializado. Alunos soldados e cadetes em formação também atuarão em estágio supervisionado.
Tecnologia e monitoramento
A SSP-AM ativou o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), instalado no Sambódromo, reunindo representantes das forças estaduais e órgãos municipais e federais. O monitoramento dos eventos será feito por meio de câmeras em todo o perímetro, ampliando a capacidade de resposta das equipes.
A Polícia Civil também disponibilizará uma Delegacia Móvel em frente à Delegacia-Geral, com equipe completa para atendimento de ocorrências durante os eventos.
Proteção e combate ao crime
Como parte do planejamento estratégico, a PC-AM, com apoio da PMAM e da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), já cumpriu 45 mandados de prisão por roubo na capital e no interior.
O delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, destacou que haverá reforço no combate à violência contra crianças e adolescentes durante o período carnavalesco, com delegacias fortalecidas e policiais em sobreaviso.
Fiscalização no trânsito
O Detran-AM também intensifica as ações de fiscalização e educação no trânsito. Pontos estratégicos foram definidos para coibir acidentes e reforçar a orientação aos condutores, especialmente sobre os riscos da combinação entre álcool e direção.


