Está aberto o Edital Pró-Amazônia 2025, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), voltado à seleção de projetos de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com foco na expansão e interiorização da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica na Amazônia Legal.
A iniciativa foi apresentada a pesquisadores durante uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (28), no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O encontro integrou a agenda de divulgação do edital nas capitais da Região Norte.
A abertura do evento foi feita pelo superintendente da Sudam, Paulo Rocha. A apresentação técnica ficou a cargo do gerente do Departamento de Infraestrutura e Tecnologias Sociais da Finep, Guilherme Turle, e do coordenador do edital, Fernando Caixeta. A Finep é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Esta é a segunda edição do edital voltado exclusivamente à Amazônia Legal. O volume total de recursos disponíveis nesta chamada pública é de R$ 150 milhões, destinados ao financiamento de projetos que fortaleçam laboratórios, equipamentos, redes de pesquisa e ambientes de inovação na região.
Como e quando cadastrar
Os interessados devem realizar o cadastro básico e o envio da documentação até o dia 30 de janeiro, às 17h. Já a submissão das propostas completas deve ser feita até 26 de fevereiro, também até as 17h.
Mais informações estão disponíveis no portal (financiamento.finep.gov.br). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ([email protected]).
*Com informações Assessoria Sudam
Leia mais: Inscrições para seminário internacional sobre direitos fundamentais no TCE-AM entram na reta final


