O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou exames pré-operatórios na manhã desta quinta-feira (29) para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento está marcado para sexta-feira (30). Segundo a Presidência, Lula manteve a rotina de trabalho na Granja do Torto ao longo do dia.
A catarata é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho, e costuma estar associada ao envelhecimento. A condição provoca visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade para enxergar cores.
Esta não é a primeira vez que o presidente passa por cirurgia de catarata. Em 2020, Lula realizou o mesmo procedimento, sem intercorrências.
Desde o retorno à Presidência, em 2023, o chefe do Executivo foi submetido a pelo menos quatro procedimentos médicos. Em setembro daquele ano, passou por uma cirurgia no quadril para tratar artrose e, durante a anestesia, realizou uma blefaroplastia, para retirada do excesso de pele nas pálpebras.
Em outubro de 2024, Lula sofreu uma queda no Palácio da Alvorada. Meses depois, em dezembro, foi submetido a uma cirurgia de emergência para tratar uma hemorragia intracraniana, seguida de um procedimento complementar para evitar novos sangramentos.
Saúde é considerada boa, diz médico
De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, que acompanha Lula há mais de 20 anos, a condição de saúde do presidente é positiva. Segundo o médico, Lula tem condições de disputar as eleições de 2026 e, se reeleito, de exercer um novo mandato.
Kalil afirma ainda que o presidente mantém uma rotina diária de exercícios físicos. Nas redes sociais, Lula já declarou ter como meta viver até os 120 anos.
*Com informações CNN
Leia mais: Toffoli diz que envio do caso Master à primeira instância só será avaliado após conclusão da PF


