O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, toma posse nesta quinta-feira (15), em cerimônia fechada no Palácio do Planalto, marcada para as 15h30. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual titular da pasta, Ricardo Lewandowski.
O nome de César foi confirmado por Lula na última terça-feira (13). Jurista de carreira, ele atuou como promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia e chegou ao cargo de procurador-geral de Justiça no estado. Sua indicação teve forte apoio da ala baiana do governo, incluindo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Antes de ser escolhido para comandar o ministério, César ocupava o cargo de advogado-geral da Petrobras. No Planalto, sua trajetória é avaliada como marcada por perfil técnico e postura discreta.
Dentro do Ministério da Justiça, o futuro ministro tem sido elogiado pelo corpo técnico por sua capacidade de articulação e abertura ao diálogo, além da receptividade a novas propostas para a pasta.
César substituirá Lewandowski, que pediu exoneração do cargo alegando motivos pessoais e familiares. Com a mudança, o presidente Lula também descartou a possibilidade de desmembrar o Ministério da Justiça para criar um Ministério da Segurança Pública. A orientação do governo, agora, é priorizar a otimização da estrutura atual da pasta.
*Com informações CNN
Leia mais: Toffoli determina envio de provas da Operação Compliance Zero à PGR


