33.3 C
Manaus
sábado, dezembro 6, 2025

Falta de dados sobre servidores leva MPAM a abrir investigação em Manacapuru

Objetivo do órgão é garantir à população do município o acesso pleno a informações de interesse coletivo, respeitando os princípios da administração pública

Por

Com o objetivo de garantir a efetividade dos princípios da publicidade e transparência, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 3º Promotoria de Justiça de Manacapuru, instaurou um inquérito civil para apurar a ausência de informações no portal da transparência do município — em especial, a divulgação nominal dos servidores e suas respectivas remunerações. O órgão expediu, ainda, recomendação à Prefeitura de Manacapuru solicitando a divulgação dos dados.

De acordo com o promotor de Justiça responsável pela medida, Vinícius Ribeiro de Souza, foi verificado que o portal da transparência da Prefeitura de Manacapuru está defasado e apresenta severos problemas quanto à pesquisa relacionada a servidores. “Não há informações a respeito, independente da natureza do cargo, com as respectivas lotações e remunerações. Isso impede o controle externo e, principalmente, dos gastos”, explicou.

A ação tem como base legal a Constituição Federal, que estabelece a publicidade como princípio fundamental da administração pública e garante o direito fundamental à informação. Considera-se também a Lei nº 12.527/2011, que determina que os órgãos devem divulgar, em local de fácil acesso, informações de interesse coletivo, contendo registros de despesas, competências e dados gerais para acompanhamento de ações, programas, projetos e obras desenvolvidas.

Como providência inicial, o Ministério Público expediu uma recomendação à Prefeitura de Manacapuru para que disponibilize, por meio de uma aba específica e de fácil acesso no portal, a relação nominal de todos os servidores ocupantes de cargos públicos no município, em tempo real, com suas respectivas lotações e remunerações, no prazo de 30 dias.

*Com informações do MPAM

Leia mais: TCE-AM multa ex-prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, por irregularidades em licitação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -