32.3 C
Manaus
sexta-feira, dezembro 5, 2025

Em reunião no TJAM, Rudson Nunes é eleito presidente da Rede Amazonense de Proteção de Dados

Rede Amazonense de Proteção de Dados elege dirigentes e projeta avanços para 2026

Por

Em sua última reunião do ano, a Rede Amazonense de Proteção de Dados (RAPD) definiu seu novo corpo diretivo e, por maioria de votos dos membros, foi eleito para presidente o encarregado de Dados da Defensoria Pública do Estado (DPE/AM), Rudson Fernandes Nunes; e, para o cargo de vice-presidente, o encarregado de Dados da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rafael Medeiros.

A eleição ocorreu nessa quinta-feira (4), na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, e foi conduzida pelo encarregado pelo Tratamento de Dados da Justiça Estadual, juiz de Direito Igor Campagnolli, que presidia a entidade até então. Na reunião, também foi eleito para o cargo de secretário da Rede de Proteção, o digitador/assistente operacional do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), Cláudio Albuquerque. E no primeiro encontro da entidade em 2026, os novos dirigentes e membros da Rede discutirão as propostas e iniciativas voltadas à LGPD, além do planejamento e estratégias para serem implementadas ao longo do ano.

“Esta é uma grande responsabilidade pelo trabalho de excelência realizado pelo juiz Igor Campagnolli e toda sua equipe, e por todo apoio e envolvimento da desembargadora Vânia Marinho. Foram vários produtos entregues neste ano de 2025, e agora é mantê-los, tentar de alguma forma aprimorá-los e, principalmente, fazer um acervo com modelos de documentos que são necessários para a adequação de dados e repassá-los a todos os parceiros. Queremos fazer essa Rede, que já uma referência nacional, aumentar. É algo pioneiro e nossas expectativas são sempre as melhores possíveis”, disse o novo presidente.

Balanço de 2025

Entre as ações realizadas em 2025, a Rede organizou o “1.º Encontro da Rede Amazonense de Proteção de Dados”, no mês de agosto, realizado no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na avenida André Araújo, Aleixo, zona Centro-Sul.

Durante o evento ocorreu o lançamento oficial do e-book “Proteção de Dados no Setor Público – Experiências de Cooperação Interinstitucional no Amazonas”, que enfoca a temática no setor público, reunindo conhecimentos e experiências sobre o assunto e com a participação de especialistas e instituições. A obra é a primeira coletânea sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor público sob a perspectiva amazônica.

Também foi realizado um curso de pós-graduação especializado em LGPD e proteção de dados, em andamento, com o objetivo de capacitar servidores do Tribunal para a aplicação prática das normas de privacidade.

O juiz Igor Campagnolli destacou a produtividade deste primeiro ano da Rede Amazonense de Proteção de Dados. “Tivemos muitas iniciativas importantes neste ano, como o evento sobre a Proteção de Dados, realizado pelo Tribunal de Justiça; o livro coordenado pela desembargadora Vânia Marinho a respeito da temática da LGPD; um curso de pós-graduação organizado pelo TJAM em parceria com a UEA coordenado pedagogicamente pela desembargadora Vânia. O ano de 2025 foi muito bom e tenho certeza que 2026 também trará resultados fundamentais para a temática”, destacou o juiz Igor Campagnolli.

O magistrado reforçou que o Tribunal de Justiça do Amazonas continuará prestando todo o apoio que for necessário para que a temática da proteção de dados seja difundida dentro do estado e agradeceu o apoio. “Agradecemos à desembargadora Vânia Marinho, que preside o Comitê de Proteção de Dados e responsável pela idealização da Rede, por toda a articulação nos projetos que foram realizados ao longo de 2025; e também ao presidente do Tribunal, desembargador Jomar Fernandes, pelo suporte na promoção dos eventos. Também agradecemos o apoio de toda a equipe técnica do Tribunal, bem como dos membros que atuaram na Rede de Proteção e especialmente à gestão que conclui os trabalhos”, afirmou o juiz Igor Campagnolli.

Presenças

A reunião também contou com a participação presencial da assessora de Privacidade e Proteção de Dados do TJAM, Fabíola Borges; do juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª. Região (TRT11), magistrado Diego Troncoso; do assessor de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado (CGE), José Victor de Oliveira; do suplente de encarregado de Dados da Prefeitura de Manaus, Afonso Gregório; e do representante da Prodam, servidor Francisco Queiroz.

Por videoconferência participaram o presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Aldo Evangelista; o diretor de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), Saulo Coelho Lima; e o encarregado de Dados da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marcus Orleans.

*Com informações do TJAM

Leia mais: Flávio Antony oficializa candidatura a vaga de desembargador do TJAM pelo Quinto Constitucional

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -