27.3 C
Manaus
quarta-feira, novembro 12, 2025

Indígenas invadem área restrita da COP30 em Belém e cobram ações concretas pela proteção da Amazônia

Manifestantes romperam barreiras de segurança e protestaram dentro da zona de negociações da conferência climática

Por

Um grupo de manifestantes, formado majoritariamente por indígenas e ativistas ambientais, forçou a entrada na área restrita da COP30, em Belém (PA), na noite de segunda-feira (11). O ato, que interrompeu brevemente parte da programação oficial da conferência, teve como objetivo cobrar maior participação dos povos tradicionais nas decisões sobre políticas climáticas e a defesa da Amazônia.

Os manifestantes conseguiram atravessar barreiras e invadir a chamada “Blue Zone”, espaço reservado a autoridades e negociadores das Nações Unidas. Faixas com frases como “Nossa terra não está à venda” e “Não podemos comer dinheiro” foram erguidas durante o protesto, que terminou em confronto com seguranças do evento.

De acordo com informações não oficiais, dois seguranças ficaram levemente feridos e houve pequenos danos na estrutura do local. A segurança reagiu improvisando barricadas com mesas e cadeiras para conter a entrada de mais pessoas. Após cerca de 30 minutos, a situação foi controlada e o acesso restabelecido.

A COP30 ocorre em um momento simbólico, por ser a primeira conferência do clima sediada na Amazônia. O episódio reforça as tensões entre comunidades tradicionais e grandes fóruns internacionais sobre o clima.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -