Manaus continua entre as capitais mais violentas do país, com índices alarmantes de criminalidade e uma sensação crescente de insegurança nas ruas. Nesta terça-feira (28), a professora Maria do Carmo, pré-candidata à Prefeitura de Manaus pelo Partido Liberal (PL), criticou a falta de ações efetivas do poder público municipal na área da segurança.
“Faltam policiais nas ruas, aliás, a tropa tem sido abandonada. Homens e mulheres arriscam as próprias vidas para garantir a segurança da população, mas não são reconhecidos. Não há viaturas o suficiente, o efetivo está bem abaixo do necessário. É mais bandido na rua que policial”, afirmou Maria do Carmo em vídeo publicado nas redes sociais, no qual retrata o medo vivido pelos moradores da capital.
“Sabe o que é ainda mais assustador? Ver que nossos governantes assistem à bandidagem tomar conta de tudo e não fazem nada”, acrescentou a pré-candidata, atribuindo o aumento da criminalidade à falta de gestão e de prioridade da atual administração municipal. “Isso é o que a política feita do jeito errado faz com as nossas vidas: nos torna vítimas do descaso, da corrupção. Não dá mais para continuar assim”, completou.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, Manaus é a 7ª capital mais violenta do país, com aumento nos índices de homicídios e crimes patrimoniais.
“A gente merece a liberdade de andar pelas ruas com tranquilidade. Em vez de pensar se nossos filhos e netos estarão livres do tráfico, vamos pensar em qual esporte eles irão competir. É preciso mudar. É urgente”, concluiu Maria do Carmo, ao destacar que a maioria da população manauara deseja mudança na condução política da cidade. “É possível mudar nossa realidade com fé, coragem e trabalho sério. A gente vai chegar lá.”
*Com informações da assessoria
Leia mais: Chapa do PL no Amazonas terá Maria do Carmo para o Governo e Alberto Neto para o Senado


