O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) alcançou um marco histórico ao formar uma Corte com ampla maioria feminina. Com a posse da juíza Anagali Marcon Bertazzo, a composição do colegiado agora conta com cinco mulheres entre os sete magistrados que integram a Corte.
Anagali assumiu oficialmente a cadeira da classe dos magistrados, substituindo Marcelo Manuel Vieira, que integrava o tribunal desde 2023. A nova integrante terá como primeira grande missão o julgamento das ações relacionadas à campanha eleitoral que definirá os cargos de presidente da República, governador, dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais.
A presença majoritária feminina no TRE-AM representa um avanço significativo na representatividade de mulheres no Judiciário amazonense, reforçando a importância da diversidade nas decisões eleitorais do estado. Em janeiro, o tribunal já havia se destacado ao empossar duas mulheres na presidência: a desembargadora Carla Reis, presidente, e a desembargadora Nélia Caminha Jorge, vice-presidente e corregedora.
Segundo a especialista em direito eleitoral Denise Coelho, a nova formação do TRE-AM simboliza um passo concreto rumo a um Judiciário mais plural e conectado com a sociedade que representa.
“A composição das cortes judiciárias tem um papel fundamental em refletir a rica e plural sociedade que servem, garantindo a legitimidade e a eficácia de suas decisões. Nesse contexto, a recente formação da Corte do TRE-AM, com sua expressiva maioria feminina, celebra um passo significativo em direção a uma representação mais equilibrada e diversificada”, afirmou.
Para Denise, a pluralidade dentro das instituições judiciais fortalece a democracia e aprimora a qualidade das decisões.
“As múltiplas vivências e pontos de vista, inerentes a um corpo mais plural, são essenciais para a análise e aplicação da lei eleitoral, resultando em julgamentos mais completos, justos e adaptados à complexidade do cenário brasileiro”, completou.
A especialista destacou ainda que a atual composição do TRE-AM é motivo de orgulho e um modelo a ser seguido. “Ao promover um ambiente mais inclusivo e representativo, tornamos nossa justiça mais robusta e eficaz, beneficiando o Estado de Direito como um todo. É um progresso prático que eleva a qualidade da nossa democracia”, concluiu.
Composição atual da Corte do TRE-AM
Carla Maria Santos dos Reis – Desembargadora presidente
Nélia Caminha Jorge – Desembargadora vice-presidente e corregedora
Anagali Marcon Bertazzo – Juíza
Cássio André Borges dos Santos – Juiz
Mara Elisa Andrade – Juíza federal
Giselle Falcone Medina – Representante da OAB
Fabrício Frota Marques – Representante da OAB