26.3 C
Manaus
quarta-feira, outubro 8, 2025

Relator pede arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética

A representação que motivou o processo acusa Eduardo Bolsonaro de incentivar sanções dos Estados Unidos contra o Brasil

Por

O deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG) defendeu nesta quarta-feira (8) o arquivamento do processo que solicita a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em análise no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Escolhido pelo presidente do colegiado para relatar o caso, Freitas tem relação de longa data com a família Bolsonaro e já se referiu publicamente a Eduardo como “amigo”.

A representação que motivou o processo acusa Eduardo Bolsonaro de incentivar sanções dos Estados Unidos contra o Brasil, com o suposto objetivo de desestabilizar as instituições democráticas do país.

Em seu parecer, no entanto, Freitas alegou que não houve violação à soberania nacional, mas sim o exercício de posicionamentos políticos legítimos.

Segundo o relator, não se pode atribuir a um parlamentar brasileiro a responsabilidade por eventuais medidas adotadas por outro país.

“A decisão de um Estado estrangeiro de impor sanções econômicas, diplomáticas ou políticas é, por natureza, um ato de soberania”, afirmou Freitas.

O deputado também ressaltou que responsabilizar Eduardo por decisões tomadas por outro governo seria desconsiderar princípios básicos do Direito Internacional, que reconhece a autonomia de cada Estado para definir suas ações políticas e jurídicas.

Após a apresentação do relatório, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) pediu vista do processo, o que adiou a votação.

A análise do parecer deve ocorrer na próxima semana. Caso o relatório de Marcelo Freitas seja rejeitado, o Conselho de Ética deverá designar um novo relator. Se aprovado, ainda será possível apresentar recurso à decisão, conforme prevê o regimento da Câmara.

*Com informações da CNN

Leia mais: PGR reforça decisão que impede Eduardo Bolsonaro de escapar de faltas no Congresso

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -