O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou à agência Reuters nesta quinta-feira (11) que espera a adoção de novas sanções por parte dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
A fala ocorre após a condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de articular uma tentativa de golpe de Estado para permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022.
Segundo Eduardo, todos os ministros do STF que votaram pela condenação do pai podem ser alvo de sanções internacionais com base na Lei Magnitsky – mecanismo já utilizado no passado pelo governo Donald Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo.
No julgamento, Moraes recebeu o apoio dos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Apenas Luiz Fux divergiu.
Residente nos Estados Unidos desde o início do ano, Eduardo Bolsonaro busca apoio do ex-presidente Trump para conter os processos judiciais contra Jair Bolsonaro. O republicano, por sua vez, classificou as ações contra o aliado brasileiro como “caça às bruxas” e já retaliou o Brasil com tarifas comerciais, além de impor sanções diretamente contra Moraes.
*Com informações da CNN
Leia mais: STF conclui julgamento e impõe penas históricas a Bolsonaro e militares aliados