O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira, 9, pela condenação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de envolvimento na chamada trama golpista. O julgamento ocorre na Primeira Turma da Corte, composta por cinco ministros, e a condenação será confirmada caso ao menos três votos sejam favoráveis.
Relator da ação penal, Moraes foi o primeiro a se manifestar. Em seu voto, ele rebateu todos os argumentos das defesas, que questionavam tanto o andamento processual quanto a sua atuação no caso.
“Esse julgamento não discute se houve ou não tentativa de golpe, de abolição do Estado de Direito. O que se discute é a autoria, porque não há nenhuma dúvida, depois de todas as condenações e acordos de não persecução penal, de que houve uma tentativa de golpe e organização criminosa que gerou dano ao patrimônio público”, afirmou.
Após o voto de Moraes, devem se pronunciar os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A expectativa é de que a definição das penas, nos casos em que houver condenação, seja deixada para o último dia do julgamento.
Ver essa foto no Instagram