26.3 C
Manaus
quarta-feira, agosto 13, 2025

UEA reinaugura Teatro Américo Alvarez e ganha espaço cultural próprio após 5 anos fechado

Equipamento histórico de Manaus será usado em cursos de artes e aberto à comunidade

Por

Após cinco anos de portas fechadas, o Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez foi reinaugurado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e incorporado oficialmente como espaço cultural da instituição. O local, reformado e adaptado, será utilizado nas atividades práticas e pedagógicas dos cursos de Dança, Teatro e Música, além de receber produções abertas ao público.

Fruto de uma articulação institucional entre a UEA e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, esta é a primeira vez que a universidade conta com um espaço cultural próprio.

Com uma área de 299,20 m², o local cujas atividades foram iniciadas em 1986, e encontravam-se paradas há, pelo menos, 5 anos, foi reformado pela UEA e passar a incorporar, de forma ativa, as atividades práticas e pedagógicas dos cursos de Dança, Teatro e Música ofertados pela instituição, por meio da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat).

Em seu discurso, o reitor André Zogahib destacou o compromisso da UEA com a formação cidadã e o desenvolvimento cultural do Amazonas. Segundo ele, o teatro representa a valorização da arte, da memória e da educação visto que a cultura tem o papel de agente de desenvolvimento humano e social.

“Ao reinaugurar o “Américo Alvarez”, a UEA reafirma sua missão de formar profissionais sensíveis, preparados e conectados com a realidade cultural do nosso povo. A reabertura do teatro marca não apenas a valorização da memória artística local, mas, também, um novo capítulo na formação de futuros profissionais das artes na nossa região”, ressaltou o reitor.

O titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, enfatizou que a reinauguração marca um momento de alegria para a cultura do estado. “Reinaugurando esse teatro tão importante para a cultura do nosso estado, revitalizado e com o seu nome original. De volta para os estudantes e para os artistas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas, com a certeza que daqui sairão grandes espetáculo, novamente, e teremos mais uma vez a nossa história cultural pujante e deixando um grande legado para as futuras gerações”, comentou o secretário.

Durante o evento, foram aclamados pela comunidade acadêmica da UEA, Sérgio Cardoso, Kid Mahall, França Viana, Elias Monteiro, Martha Martie, Eneila dos Santos e Ana Mendes pelas suas contribuições ao longo da história do teatro.
A solenidade de reinauguração contou, ainda, com a presença de pró-reitores; diretores de unidades; demais membros da gestão superior e representantes da comunidade acadêmica.

Espetáculo

O espetáculo “De Volta à Beira” da Companhia de Dança Movère abrilhantou à noite, com uma apresentação imersiva que ecoa os ritmos dos rios amazônicos e a relação do povo amazonense com sua terra, costumes e interações, além de englobar ancestralidade, conexão e familiaridade, juntando todos à celebração da grande festa à beira do rio.

A companhia de dança nasceu dentro da UEA. O espetáculo “De volta à Beira”, por exemplo, tem parceria com o projeto de extensão “Musicando” do curso de Música da universidade, para pulsar a melodia do sax do Beiradão.

Sobre o teatro

O Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez foi inaugurado em 1986 como Teatro dos Artistas e dos Estudantes e, posteriormente, renomeado em homenagem ao teatrólogo, radialista e animador cultural Américo Alvarez, em 1992. O teatro, que funcionou como um centro de estudos e pesquisas de artes cênicas, teve um papel importante na formação de novos atores e bailarinos no Amazonas oferecendo cursos de iniciação ao teatro e dança, além de apresentações de espetáculos e mostras de teatro estudantil.

Com informações da assessoria

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -