25.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 30, 2025

Podcast de alunos da UEA transforma ensino de história no interior do Amazonas

Projeto desenvolvido por alunos de História propõe debates acessíveis sobre o passado e o presente da região

Por

No interior do Amazonas, um grupo de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tefé, tem usado o podcast como ferramenta para democratizar o conhecimento histórico. Com episódios que tratam de liberdade, escravidão e identidade amazônica, o “Trilhas da História” aproxima a universidade da comunidade e promove o pensamento crítico a partir das vozes do próprio território.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Daniel Lima e do Prof. Dr. Luciano Teles, o podcast aborda temas como: “A liberdade na província do Amazonas”; “O trabalho da Amazônia: entre a liberdade e a escravidão”; a “Geografia e a leitura do mundo”; “Arte e Ciência: produzindo conhecimento na Amazônia”; entre outros.

Segundo o professor Daniel Lima, o podcast, fruto do projeto de extensão do curso de História da UEA, em Tefé, surgiu com o objetivo de criar um canal acessível de divulgação do saber histórico, diante do cenário atual de desinformação nas redes. Além de ser uma oportunidade de se comunicar com o público fora dos muros da universidade.

“Tem sido uma forma de aproximar a universidade da sociedade. Muitas vezes, o conhecimento acadêmico não chega a quem mais precisa. O podcast “Trilhas da História” permite contribuir com o bem comum e, ao mesmo tempo, aprender com as trocas que ele gera”, destacou.

O projeto-piloto do podcast surgiu na Rádio Web Xibé, sediada no Cest/UEA. A ação vem alcançado ouvintes em plataformas digitais, entre as quais YouTube e Spotify, em diversos municípios do interior do Amazonas como: Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, Japurá, Uarini, Coari, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Manaus.

Os episódios também estão sendo acessados em: Belém, Macapá, Brasília, São Paulo, Nova Iorque, Berlim e Paris.

Nova Temporada

A segunda temporada do podcast está marcada para o dia 14 de agosto de 2025. Os episódios têm a participação de pesquisadores da área de história e áreas relacionadas, com debates sobre temas atuais e históricos.

A iniciativa visa, ainda, promover uma escuta crítica, plural e comprometida com o saber científico e com as múltiplas dimensões da Amazônia.

O podcast pode ser ouvido pela plataforma Spotify.

Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -