32.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 25, 2025

Estudo do IBGE aponta aumento de adesão à internet na Região Norte

Apesar de ainda estar abaixo da média nacional, Norte avança na conectividade e alcança 84,8% dos domicílios com acesso à rede em 2024

Por

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a região Norte registrou avanço significativo no acesso à internet em 2024. Segundo o levantamento, 84,8% dos domicílios nortistas estavam conectados, um aumento expressivo em relação aos 75,2% registrados em 2019.

Embora o índice ainda seja o menor entre as grandes regiões do país, atrás do Sudeste (95,6%) e da média nacional (93,6%), os dados indicam uma tendência de redução da desigualdade digital.

Fonte: PNAD Contínua/Tecnologia da Informação e Comunicação 2024/Agência IBGE

Crescimento urbano e desafios no interior

No estado do Amazonas, por exemplo, a taxa de domicílios com internet chegou a 85%, com destaque para Manaus, onde 92% das residências estão conectadas. Já em áreas rurais, o índice cai para 79,3%, devido a barreiras como falta de energia elétrica constante e ausência de infraestrutura de telecomunicação.

A pesquisa também revelou uma mudança no comportamento digital dos brasileiros: pela primeira vez, mais da metade dos usuários (53,5%) acessou a internet pela televisão, um salto frente aos 11,3% em 2016. O crescimento é atribuído à popularização de Smart TVs e serviços de streaming.

No Brasil, 168 milhões de pessoas com 10 anos ou mais (89,1% dessa faixa etária) acessaram a internet nos últimos três meses de 2024. O principal meio de conexão foi o celular, usado por 98,8% dos internautas. Em contraste, o uso de computadores caiu para o menor nível da série histórica, com apenas 33,4%.

No Norte, o avanço foi puxado principalmente por idosos e estudantes. O uso da internet entre pessoas com 60 anos ou mais saltou de 44,8% em 2019 para 69,8% em 2024. Já entre os estudantes da rede pública, 90% acessaram a internet, frente a 97% na rede privada.

Com o avanço da digitalização de serviços e da educação remota, o IBGE projeta que a tendência de crescimento no acesso à internet continue nos próximos anos.

Com informações da Agência IBGE

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -