33.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 25, 2025

Às vésperas da COP30, MPF expõe falta de transparência sobre estrutura de saúde em Belém

O MPF solicitou a diversos órgãos públicos informações detalhadas sobre o planejamento e a preparação dos serviços de saúde pública

Por

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou a diversos órgãos públicos informações detalhadas sobre o planejamento e a preparação dos serviços de saúde pública de urgência e emergência para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que deve atrair cerca de 40 mil pessoas a Belém (PA).

A solicitação foi dirigida à Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) do Ministério da Saúde, à Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Pará e às Secretarias de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e do município de Belém (Sesma).

O MPF busca respostas para 20 questionamentos específicos. Entre as principais informações solicitadas estão:

  • Plano de ação e orçamento: qual o plano de ação para a saúde de urgência e emergência e qual parcela do orçamento de aproximadamente R$ 4,7 bilhões da COP30 foi destinada diretamente para essa área.
  • Articulação: comprovação de reuniões e articulação prévia entre as esferas federal, estadual e municipal para o planejamento do serviço.
  • Recursos e estrutura: detalhes sobre o aumento no número de ambulâncias (tipos Unidade de Suporte Básico e Unidades de Suporte Avançado), equipes de aeromédicos, motolâncias, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tipos adulto e pediátrico, e leitos de retaguarda.
  • Pessoal: informações sobre a contratação temporária de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos, e a qualificação linguística (inglês ou outras línguas oficiais da Organização das Nações Unidas) das equipes.
  • Prevenção a desastres: qual o plano de atuação para acidentes com múltiplas vítimas e a preparação para eventos extraordinários, como atentados com explosivos ou armas químicas, nucleares e biológicas.
  • Legado: qual será o legado deixado pela COP30 para o sistema de saúde local.

Reunião – Além da solicitação de informações, o MPF agendou uma reunião para 27 de agosto, às 15h, em Belém, na sede do MPF. O objetivo do encontro é debater a saúde pública de urgência e emergência na COP 30.

Além dos órgãos já intimados, também estão na lista de convidados o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), as Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado do Pará (DPE-PA), e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel).

*Com informações do MPF

Leia mais: COP30: estrangeiros credenciados terão visto eletrônico gratuito para entrar no Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -