23.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 4, 2025

Obras irregulares de educação infantil em Maraã entram na mira do Ministério Público

Medida visa garantir a efetividade do direito à educação, assegurado pela Constituição Federal

Por

Após serem constatadas graves irregularidades na execução de obras de educação infantil em Maraã, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da promotoria de Justiça local, instaurou procedimento administrativo com o objetivo de fiscalizar e acompanhar a execução das atividades.

As falhas foram identificadas por meio de consulta ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) — ferramenta do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) —, no dia 30 de junho.

A medida tem como base legal os artigos 7 e 211 da Constituição Federal que estabelecem a educação infantil como um direito social garantido aos responsáveis legais, sendo dever prioritário do município. Destaca-se também o art. 208 que determina como obrigação do Estado garantir a educação infantil, em creche e pré-escola, a crianças de até 5 anos de idade.

A medida, de autoria do promotor de Justiça Marcos Túlio Pereira Correia Júnior, leva em consideração que é dever legal dos gestores municipais que recebem recursos federais manter as informações atualizadas no Simec, sendo essa manutenção requisito para que sejam liberados novos repasses e para a prestação adequada de contas.

A Promotoria de Justiça de Maraã expediu uma recomendação ao prefeito do município e ao secretário municipal de Educação, para que estejam cientes da situação e tomem as providências cabíveis.

*Com informações do MPAM

Leia mais: Progressão de pena será mais rígida para crimes hediondos, decide Câmara

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -