A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (20), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) que institui a “Semana Sem Telas”. A iniciativa será realizada anualmente na primeira semana de novembro e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da exposição excessiva de crianças e adolescentes a dispositivos eletrônicos.
A proposta visa promover atividades que incentivem o uso consciente da tecnologia, estimulando o convívio social, práticas esportivas, leitura e outras experiências fora do ambiente digital. “Essa é uma vitória da saúde mental e do desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes. O uso desenfreado de telas já é considerado um dos grandes desafios da nossa geração, e precisamos enfrentá-lo com responsabilidade e diálogo”, destacou o deputado Dr. George Lins.
Veja também: Projeto da Escola do Legislativo leva alunos do CMPM IV à Câmara Municipal de Manaus
Durante a “Semana Sem Telas”, poderão ser organizadas oficinas, palestras, eventos culturais e desafios escolares que promovam a desconexão digital e incentivem a criatividade, o movimento e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A mobilização contará com o apoio de escolas, entidades da sociedade civil e órgãos públicos.
Segundo o parlamentar, o projeto também abre espaço para que o Poder Executivo firme parcerias com ONGs, instituições de ensino e empresas para viabilizar as ações. “A participação das famílias e da sociedade como um todo será essencial para o sucesso dessa iniciativa. Nosso foco é criar um ambiente mais equilibrado entre o mundo virtual e o real, oferecendo alternativas saudáveis às novas gerações”, afirmou Dr. George Lins.
O projeto agora segue para sanção do governador Wilson Lima.