31.3 C
Manaus
sábado, abril 26, 2025

Roberto Cidade destaca obra viária na zona Sul de Manaus para melhorar trânsito e saneamento

Trata-se do prolongamento viário da avenida Lourenço Braga, entre os bairros Betânia e Morro da Liberdade

Por

Por compreender a importância do saneamento básico no contexto social e para a boa manutenção da saúde básica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), enalteceu a obra entregue pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (25/4). Trata-se do prolongamento viário da avenida Lourenço Braga, entre os bairros Betânia e Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus.

Conforme o deputado presidente, a obra, além de ser um importante ganho na questão ambiental, social e de saúde, é também uma intervenção viária que irá diminuir os gargalos no trânsito naquela zona da cidade, com reflexo em outras áreas, igualmente problemáticas na questão da trafegabilidade.

“Mais uma vez, Manaus vê a força do Governo do Amazonas na contribuição para melhoria da infraestrutura da cidade. Essa é uma obra de mais de R$ 100 milhões em investimentos que veio para ajudar a melhorar a vida de quem mora aqui na zona Sul e, consequentemente, para melhorar o trânsito de quem vai para o Distrito Industrial, de quem vai para a Manaus Moderna. Com essa ligação entre as avenidas Silves e a Maués, nós vamos desafogar muito o trânsito. Manaus precisa de obras de investimentos como essa. Na Assembleia Legislativa, a gente tem trabalhado muito para ajudar a melhorar o estado do Amazonas”, afirmou.

De acordo com o governador Wilson Lima, a obra é também um enorme ganho em dignidade para as pessoas, tendo em vista que 1.300 famílias foram beneficiadas por meio de diversas soluções de reposição de moradias, como o bônus moradia, as indenizações e as unidades habitacionais. Conforme Lima, essa obra é fruto do esforço de muita gente.

“Trata-se de dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Essa é uma obra simbólica para a cidade de Manaus. Ela faz parte da maior intervenção viária que nós estamos fazendo, que incluem 40 quilômetros de vias. Ela se interliga ao ‘Rapidão’, isso aqui faz parte do ‘Rapidão’. Faço um agradecimento à comunidade, que foi muito colaborativa e isso permitiu que a gente pudesse avançar no reassentamento das famílias que viviam em condições inóspitas e vulnerabilidade social. Agradeço também ao presidente da Aleam, Roberto Cidade, e aos demais parlamentares, que têm sido importantes na aprovação de mensagens como as operações de crédito que a gente faz junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID”, falou.

A obra

De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pela obra, o prolongamento da avenida Lourenço da Silva Braga foi de um quilômetro de extensão, com investimentos de R$ 103 milhões. A obra recebeu toda a parte de macrodrenagem e pavimentação da via com extensão de um quilômetro, implantação de calçadas, passeios públicos, acessibilidade, paisagismo e pontos de ônibus.

O projeto faz parte do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e é uma obra complementar do antigo Prosamim II, de 2014. Em 2019, o governo de Wilson Lima assumiu integralmente o serviço pelo Prosamin+ e, além da melhoria viária, foram asseguradas moradias para 1,3 mil famílias que ocupavam áreas de risco e foram reassentadas. O dado é equivalente a 6 mil pessoas que ocupavam áreas de risco nas margens do Igarapé do 40.

Como parte do projeto, na área de intervenção, estão sendo construídos pelo Governo do Amazonas dois conjuntos habitacionais, totalizando 160 unidades. Em 2024, o Governo do Estado entregou a Arena Betanhão e o Campo Noroeste na área do prolongamento viário. O Complexo inclui a Arena Multiuso Betânia, entregue em 2022, onde funcionam núcleos do Programa de Esporte e Lazer na Capital (Pelci), sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

A obra integra o pacote de intervenções viárias que totalizam mais de 40 quilômetros de melhorias em Manaus, incluindo o Rodoanel Metropolitano – conhecido como “Rapidão” –, que amplia o acesso logístico entre o Distrito Industrial e o Aeroporto Internacional de Manaus.

A primeira etapa do Rapidão Rodoanel foi inaugurada em outubro de 2023, que compreende o viaduto Lydia da Eira Corrêa, inaugurado em 2021, até a interseção da avenida do Turismo com a avenida Santos Dumont. Em janeiro de 2024, foi feita a entrega do Trevo do Rapidão, na segunda etapa, a qual vai até a Reserva Adolpho Ducke. As obras continuam em andamento nesta fase e estão com 57% de execução.

(*) Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -