28.3 C
Manaus
domingo, abril 13, 2025

‘Inversão de política’, diz Bolsonaro após governo Lula retomar visto obrigatório para EUA, Canadá e Austrália

Exigência de visto foi retomada para turistas dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália nesta quinta-feira, 10

Por

O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) teceu críticas nesta quinta-feira, 10, contra a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de voltar a exigir visto para turistas dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália.

“Essa mudança representa uma inversão de política em relação ao governo anterior, que apostava na abertura e facilitação da entrada de turistas como estratégia para dinamizar a economia e melhorar a imagem do Brasil no exterior”, declarou Bolsonaro, em publicações nas redes sociais.

Para o ex-presidente, a decisão do governo petista pode gerar prejuízos de centenas de milhões de reais anuais, afetando especialmente hotelarias, alimentação e comércio local.

“Com a decisão recente do governo atual de retomar a exigência de vistos para esses países – válida a partir de 2024 para turistas e de 10 de janeiro para tripulantes de companhias aéreas – há preocupação no setor sobre os impactos negativos que podem surgir, como cancelamentos de voos, redução de visitantes e perda de competitividade frente a destinos turísticos que não exigem vistos, como os países do Caribe”, disse.

Entenda

O Brasil começou a exigir visto para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos nesta quinta-feira, 10. A decisão do governo Lula foi tomada em maio de 2023, com base ao respeito ao princípio da reciprocidade, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

O Itamaraty, contudo, informou que o governo brasileiro segue negociando acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com os países mencionados.

 

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -