Em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (12), o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) destacou o sucesso obtido em recente audiência realizada em Brasília com a Petrobras. Ao lado do deputado federal Átila Lins (PSD-AM), ele garantiu a continuidade do transporte aéreo para trabalhadores da Petrobras que atuam em Urucu e residem em Carauari até maio de 2026.
A audiência, articulada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), contou também com a presença do prefeito de Carauari, José Airton Siqueira, do assessor jurídico Neto Siqueira e do assessor da presidência da estatal, Giles Azevedo. Segundo Dr. George, a decisão beneficia diretamente cerca de 700 trabalhadores e suas famílias, afastando o risco de interrupção no transporte aéreo, essencial para a economia local.
De acordo com o parlamentar, havia preocupação de que a Petrobras alterasse o modelo da aeronave utilizada na rota, o que demandaria uma ampliação do aeródromo e poderia impactar centenas de famílias. No entanto, ficou assegurado que a aeronave ATR-42 continuará operando até 2026, garantindo estabilidade aos trabalhadores.
*Estudo técnico e infraestrutura*
Outro ponto destacado pelo deputado foi o compromisso da Petrobras em fazer um estudo técnico para avaliar quais aeronaves poderão operar futuramente no aeródromo de Carauari, priorizando segurança e eficiência. Além disso, a estatal buscará apoio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Casa Civil para viabilizar as adequações necessárias na pista do aeroporto, garantindo uma infraestrutura aérea segura e eficiente para a cidade.
“Essa foi uma conquista importante para os trabalhadores. Estamos falando de 700 famílias que dependem dessa conexão para sua sobrevivência. Conseguimos garantir que não haverá prejuízo a elas”, afirmou o parlamentar.
Dr. George também destacou que havia o risco de a Petrobras substituir o ATR-42 pelo ATR-72, o que exigiria desapropriação de moradias, causando um impacto significativo para a população local. “Esse risco foi descartado. O contrato foi aditado e o ATR-42 continuará operando até maio de 2026. Caso a readequação do aeroporto não seja possível, a Petrobras se compromete a buscar alternativas para manter o transporte dos trabalhadores sem interrupções. Reafirmo meu compromisso com a população de Carauari para garantir um aeroporto funcional e adequado, impulsionando o desenvolvimento da nossa região”, concluiu o deputado.
*Com informações da assessoria
Leia mais: Dr. George Lins solicita implementação da cirurgia robótica na rede pública de saúde do AM