Em discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que não é importunado nas ruas da capital amazonense, devido a sua rejeição ser ‘quase nada’. No entanto, um levantamento feito pela AtlasIntel mostra que a aprovação do prefeito de Manaus caiu no último ano do antigo mandato.
O prefeito esteve na CMM, nesta segunda-feira (10), para dar início aos trabalhos legislativos do Parlamento Municipal. Durante o discurso, Almeida destacou alguns pontos de sua gestão que, de acordo com ele, é aprovada por grande parte da população.
“Minha rejeição é quase nada, em função daquilo que nós estamos fazendo, de um gestor que já tem 24 anos de vida pública. A eleição mostrou isso”, disse David Almeida.
Ver essa foto no Instagram
Ainda segundo o chefe municipal, ele acorda às 4h30 para trabalhar e anda por todos os lugares de Manaus. Segundo David, essa ‘caminhada’ permite que a população manauara diga pontos positivos sobre sua gestão.
“Eu acordo 4h30 para mostrar resultado para a população. Não me intimido com nada e nem ninguém, porque a força do nosso trabalho diz tudo que estamos fazendo. Eu estou em todos os lugares da cidade de Manaus”, alegou.
Rejeição
Na primeira semana de janeiro, a AtlasIntel divulgou um levantamento sobre a avaliação dos prefeitos das capitais do Brasil. De acordo com o levantamento, o prefeito David Almeida teve uma baixa na porcentagem de aprovação no último ano do mandato.
Conforme apontou a pesquisa, o prefeito David Almeida teve uma rejeição de 45% nos últimos meses do primeiro mandato, apesar de ter conseguido se reeleger.
A aprovação da sua administração não apresentou aumento, ficando menos da metade da aprovação, com 49%. Não souberam responder foram 6%.
A pesquisa ainda questionou os entrevistados sobre pontos da gestão do primeiro mandato de David Almeida. Em 9 pontos, o prefeito de Manaus foi reprovado no questionário em 5 tópicos.
Em educação, o prefeito de Manaus teve 42% da reprovação da população, contra 40% da aprovação. Pavimentação de ruas e calçadas teve reprovação de 43%, contra aprovação de 38%.
Saúde também não agradou os entrevistados ouvidos pela AtlasIntel, com 46% de reprovação, contra 35% da aprovação. Segurança pública também foi reprovada com 50%, contra 32% de aprovação. O último tópico reprovado pelos manauaras ouvidos na pesquisa foi transporte público, com 51%, contra 27%.
O questionário foi aplicado entre os dias 20 de novembro de 2024 a 15 de dezembro de 2024. Foram entrevistados 67,4 mil pessoas no total, sendo 521 e 6,4 mil por cidade. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com o prefeito David Almeida para buscar um posicionamento a respeito da sua fala, levando em consideração o levantamento feito pela pesquisa AtlasIntel e aguarda retorno.
Confira a pesquisa na íntegra:
Pesquisa Atlas - Ranking Aprovação Prefeitos 2024Leia mais: Novo pedido de empréstimo de David Almeida deve ser encaminhado à CMM na próxima semana