23.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 24, 2025

Mário Abrahim é multado por nomeação de parentes para cargos na Prefeitura de Itacoatiara

De acordo com a apuração do MPC-AM, a maioria dos nomeados são familiares da primeira-dama, que também ganhou cargo

Por

O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, foi multado pelo Ministério Público de Contas pela nomeação de parentes para cargos da Prefeitura do município. O parecer foi assinado pelo procurador-geral João Barroso de Souza.

A denúncia foi apurada através do processo 14878/2023, que pedia a apuração de possíveis ilegalidades na nomeação direta de nove parentes do prefeito de Itacoatiara. Além disso, a denúncia apontou ainda a ausência de transparência por parte do município em relação às nomeações, as quais não constariam no Portal da Transparência.

Vale destacar que a denúncia investigada pelo MPC-AM é referente ao primeiro mandato de Mário Abrahim, em 2021 a 2024. O prefeito foi reeleito para mais quatro anos à frente da Prefeitura de Itacoatiara.

Na apuração do MPC-AM foi constatado que Mário Abrahim nomeou sete parentes para cargos na prefeitura, sendo a maioria deles ligados à esposa. De acordo com o MPC, todos os nomeados ganharam os cargos dias após Abrahim assumir o comando do município.

3605090 - Parecer_do_MP_TCE_AM_relativo_ao_assunto_Representacao

Na época, a esposa do prefeito, Cristiany Costa, foi nomeada como secretária municipal de Assistência Social. No entanto, conforme apurou o órgão, a mesma não possuía formação adequada para a atuação.

Em relação à transparência, o órgão também apurou que “não foi possível encontrar documentos referentes à nomeação de qualquer servidor. O que corrobora a denúncia de ausência de transparência, em relação às nomeações realizadas pelo prefeito de Itacoatiara.”

Com isso, o procurador-geral aplicou multa ao prefeito Mário Abrahim por cada um dos sete servidores nomeados – incluindo a própria esposa. O órgão também determinou a exoneração desses servidores.

O MPC-AM ainda aplicou uma multa por conta da ausência de informações no Portal da Transparência de Itacoatiara sobre a nomeação dos servidores e estipulou um prazo para que o município faça as adequações necessárias na plataforma.

Apesar da denúncia apurada ser da primeira gestão de Abrahim, reeleito, o prefeito de Itacoatiara voltou a nomear parentes para cargos. O Convergente noticiou que a gestão do prefeito nomeou a esposa Cristiany Costa Carvalho para o cargo de secretária municipal de governo.

Na ocasião, O Convergente consultou o Portal da Transparência de Itacoatiara, no entanto, não foi possível localizar o nome de Cristiany Costa Carvalho na folha de pagamento da Prefeitura de Itacoatiara.

Além de não direcionar as buscas devidamente preenchidas conforme solicita a plataforma, no sistema ainda constam apenas os anos de 2019-2023 para que o cidadão tente buscar informações.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Itacoatiara – que também responde pelo prefeito Mário Abrahim – para um posicionamento e aguarda retorno.

Leia mais: Parentes de políticos da base do prefeito ganham cargos na Prefeitura de Manaus

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -