Pela primeira vez na história, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) terá na presidência duas mulheres. A cerimônia de posse da nova presidência ocorreu no palco do Teatro Amazonas, nessa sexta-feira (10). A desembargadora Carla Reis será a presidente da Corte, e a desembargadora Nélia Caminha Jorge assumiu as funções de vice-presidente e corregedora. As duas mulheres ficarão no comando do Tribunal no biênio 2025-2027.
Ambas possuem trajetória consolidada na Justiça Eleitoral, com atuação tanto na capital quanto no interior do Estado. Carla Reis já havia exercido o cargo de vice-presidente e corregedora do TRE-AM, enquanto Nélia Caminha foi juíza membro da Corte pela Classe dos Magistrados.
Ver essa foto no Instagram
Em seu discurso, a nova presidente do TRE-AM, Carla Reis destacou que sua gestão será marcada pela participação e pelo combate à disseminação de ódio e desinformação. A magistrada agradeceu o apoio de familiares, desembargadores, servidores e colaboradores da Corte e reforçou seu compromisso ao lado da vice-presidente, Nélia Caminha.
“O cenário que se desenha é desafiador porque seremos responsáveis por organizar e preparar as eleições gerais vindouras do ano de 2026. Mas, afirmo aos senhores que será com o máximo respeito e zelo às instituições democráticas, evitando e combatendo toda a disseminação de ódio e/ou desinformação, assegurando o próprio Estado de direito muito ameaçado nos últimos anos pela polarização política, de modo que nossa luta será em espírito de união, trabalho árduo e dedicação”, disse.
Carla Reis e Nélia Caminha estarão à frente da Justiça Eleitoral durante as eleições de 2026, onde serão escolhidos presidente do país, governadores, senadores, deputados estaduais e federais.
Leia mais: Governo do Amazonas facilita escoamento da produção rural com a entrega de novos ramais, em Iranduba