27.3 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 8, 2025

MST vai à posse de Maduro e reforça aliança com regime chavista

A cerimônia de posse do ditador Nicolás Maduro está marcada para esta sexta-feira

Por

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) confirmou que estará presente na cerimônia de posse do presidente Nicolás Maduro, na Venezuela, marcada para os próximos dias. O MST, conhecido pelo apoio ao regime chavista, especialmente, durante o governo de Hugo Chávez (1999-2013), também tem dado apoio político a Maduro.

Veja também: Nos EUA, opositor da Venezuela pede ação de militares contra Maduro

A informação é da coluna de Caio Junqueira, publicada na CNN Brasil. A cerimônia de posse do ditador Nicolás Maduro, marcada para esta sexta-feira, 10, na Venezuela. O MST deve ser representado por João Pedro Stedile, considerado líder do movimento, além de pelo menos dez militantes.

O MST mantém uma longa relação de apoio e intercâmbio com movimentos populares da Venezuela, especialmente desde o período do governo de Hugo Chávez, antecessor de Maduro. Representantes do movimento brasileiro frequentemente participam de eventos e debates promovidos pelo governo venezuelano e outras organizações de esquerda na América Latina.

A presença do MST na posse de Nicolás Maduro também destaca a convergência de agendas progressistas entre os dois países, com pautas voltadas para a reforma agrária, soberania alimentar e resistência às políticas neoliberais.

Maduro

Nicolás Maduro, líder do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), inicia mais um mandato em meio a um cenário político e econômico desafiador, sendo ainda reeleito em um pleito controverso e marcado por críticas da oposição e de governos estrangeiros,

A posse contará com delegações de diversos países, incluindo representantes de governos, partidos políticos e movimentos populares de diferentes partes do mundo.

Embora haja expectativas para participação de Lula na posse de Maduro, em virtude da histórica aliança entre os dois presidentes, fontes diplomáticas, de acordo com o G1, já afirmam que o petista não deve comparecer, mesmo com o convite formal já feito pelo governo venezuelano ao corpo diplomático brasileiro.

 

Foto Maduro: Jesus Vargas/Getty Images

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -